Famílias acampadas em frente à Prefeitura de Vitória terão moradia provisória para deixar ocupação

Ocupação em frente à Prefeitura de Vitória — Foto: Reprodução/TV Gazeta

Depois de quase quatro meses de ocupação em frente à sede da Prefeitura de Vitória, nove famílias que ainda permanecem no local vão desmontar o acampamento em função da assinatura de um acordo com a administração municipal nesta segunda-feira (1).

O documento prevê o pagamento de aluguel provisório no valor de R$ 600 para as famílias da Ocupação Chico Prego por um período de seis meses e também a oferta de vagas na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Além disso, a Prefeitura se comprometeu a encaminhar os adultos ao Sine para que tenham a possibilidade de conseguir emprego e a garantiu vagas de ensino integral para as crianças.

O acordo foi assinado com a presença de representantes do Ministério Público do Espírito Santo (MPES), Defensoria Pública e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/ES).

Os beneficiários tiveram que se comprometer a não invadirem mais prédios da administração municipal.

Também ficou definido que o município deverá transportar os pertences das famílias até as moradias alugadas por elas.

Sobre a garantia das vagas de ensino integral, o município informou que "depois que os beneficiários procurarem o Cras (Centro de Referência de Assistência Social) mais próximo das novas residências para a atualização dos cadastros, eles serão informados sobre as escolas municipais mais próximas com vagas de ensino integral para as crianças".

Ocupação em frente à Prefeitura de Vitória — Foto: Reprodução/TV Gazeta

Até às manhã desta terça-feira (2), as famílias ainda permaneciam em frente à Prefeitura. Isso porque o termo de acordo prevê que em um prazo de três dias corridos após o depósito do primeiro benefício, elas desmontem o acampamento.

Rafaela Caldeira disse que assim que o benefício for depositado, as famílias vão deixar o local dentro do prazo determinado.

"Só falta a prefeitura cumprir o papel dela de depositar o dinheiro. No acordo ficou definido o pagamento de R$ 600,00 pra poder depois tentar uma negociação para resolver a moradia definitiva para essas famílias. A gente vai ver onde a gente vai morar. Com esse valor onde vamos achar casas? Hoje o aluguel em Vitória está muito caro", disse.

De acordo com a Prefeitura, o termo prevê que o aluguel provisório seja suspenso se, no prazo de 90 dias, o ocupante não fizer matrícula na EJA ou inscrição nos cursos de capacitação oferecidos pelo município, com exceção dos casos de pessoas já empregadas.

Da Redação com G1


Postagem Anterior Próxima Postagem