Divulgado o Ranking das melhores universidades do mundo: 21 são brasileiras e públicas. Confira!




Saiu esta semana o Ranking Acadêmico 2022 das Universidades do Mundo, realizado anualmente pela empresa de consultoria Shangai Ranking, da China, e o Brasil emplacou 21 universidades brasileiras. Todas são públicas.

O ranking é feito desde 2003 e apresenta anualmente as melhores universidades do mundo com base em um conjunto de indicadores objetivos e dados de terceiros. O ARWU foi reconhecido como o precursor dos rankings universitários globais e a tabela classificativa mais confiável.

Entre os seis indicadores objetivos para classificar as universidades do mundo estão o número de ex-alunos e funcionários vencedores do Prêmio Nobel e Medalhas Fields; número de pesquisadores altamente citados selecionados pela Clarivate; número de artigos publicados em revistas da Nature e Science; número de artigos indexados em Science Citation Index Expanded™ e Social Sciences Citation Index™ na Web of Science™; e desempenho per capita de uma universidade.

CLASSIFICAÇÃO DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS

O ranking coloca a posição exata das cem primeiras universidades. Depois desse número, as instituições de ensino são agrupadas por dezenas ou centenas, sem determinar a posição entre elas. Ou seja: não há ordem entre as que aparecem na mesma faixa de classificação.

A Universidade de São Paulo (USP) foi a mais bem cotada da América Latina, figurando entre as 150 melhores do mundo.

Na sequência vem a Unicamp, que ficou em 301º entre as 400 melhores, seguida pela Universidade Federal de Minas Geais (UFMG), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade Estadual Paulista (Unesp) de 401 a 500.

Entre as posições 601 e 700 temos a UFPR, Universidade Federal de São Carlos, Unifesp e Federal de Viçosa (UFV).

Já a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal Fluminense (UFF) e Universidade de Brasília (UnB), ficaram entre 701 a 800.

Entre 801 a 900 temos a Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Federal de Santa Maria e Federal de Pelotas de 801 a 900.

E no final da lista, a Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) que ficaram de 901 a.

No continente latino-americano, as mais bem classificadas depois da USP foram a de Buenos Aires e a Universidade Nacional Autônoma de México (UNAM), na listagem de 201 a 300 melhores.


PAÍSES COM MAIS UNIVERSIDADES NO RANKING

As universidades dos Estados Unidos dominam a lista das 1.000 melhores deste ano com 39 universidades entre as 100 melhores. A China tem nove no TOP 100 e o Reino Unido, oito. A Alemanha e França têm quatro no grupo das cem melhores classificadas.

As 10 melhores do mundo

1º Universidade de Harvard - Estados Unidos
2º Universidade de Stanford - Estados Unidos
3º Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) - Estados Unidos
4º Universidade de Cambridge - Reino Unido
5º Universidade da Califórnia, Berkeley - Estados Unidos
6º Universidade de Princeton- Estados Unidos
7º Universidade de Oxford - Reino Unido
8º Universidade Columbia - Estados Unidos
9º Instituto de Tecnologia da Califórnia - Estados Unidos
10º Universidade de Chicago - Estados Unidos

Da Redação com JC


Postagem Anterior Próxima Postagem