3 atitudes que são sinais de falta de amor-próprio

Foto: Canva.


Para amar ao próximo, é necessário antes de tudo amar a si mesmo. O amor-próprio é extremamente importante e pode ser visto como uma necessidade humana, visto que é um fator indispensável para a sua felicidade. Por isso no artigo de hoje, vamos abordar um pouco sobre o que é o amor-próprio e a sua importância, além de alertar para alguns sinais que demonstram a falta dele.

3 atitudes que são sinais de falta de amor-próprio

Amar a si mesmo é um processo constante de libertação, o qual permite que você se aceite do jeito que é e se coloque como uma prioridade. É muito importante que você pense sempre antes na sua felicidade e no seu bem-estar. Claro que existem exceções, mas, por exemplo, se você está em um relacionamento que não te acrescenta em nada, no qual seu parceiro só te diminui e te coloca pra baixo, mesmo que você o ame, vale a pena ficar nessa situação? Portanto, se coloque em primeiro lugar e preze pelo seu bem-estar.

Num relacionamento, não basta só ter amor. É necessário ter respeito, empatia, lealdade, fidelidade e sincronia. Uma frase dita pela cantora e compositora Marília Mendonça fala muito sobre isso: “O amor não é uma necessidade. Eu gosto de você, mas eu não preciso de você.”

Agora, vamos destacar 3 atitudes que podem ser para você um sinal de alerta. Caso você viva alguma delas com o seu parceiro, é necessário analisar a situação na qual você vive e cuidar do seu amor-próprio.

Confira agora 3 sinais de alerta

1. Obsessão no relacionamento

A partir do momento em que o seu parceiro passa a ser o “centro do seu mundo”, deixando de lado suas ambições e desejos, é necessário que você analise a situação. Num relacionamento, é importante que os parceiros caminhem lado a lado e apoiar o outro, mas não vale deixar que esse apoio passe na frente dos seus sonhos e vontades. Logicamente, para um relacionamento dar certo, é necessário ceder muitas vezes, mas é fundamental que isso não te deixe sempre em segundo plano. Se coloque em primeiro lugar.

2. Necessidade de ter alguém ao seu lado

A pressão da sociedade, ou que nos mesmos colocamos na nossa cabeça devido às expectativas dos outros, influencia muitas vezes no modo de agir. Muitas pessoas têm a necessidade de estar com alguém por conta do que os outros vão pensar ao seu respeito.

O medo de estar só não deve ser levado em consideração na hora de embarcar em um relacionamento. Você não será feliz em um relacionamento no qual só está por conta do que os outros vão pensar caso você esteja solteiro. Espere pela pessoa certa. Às vezes pode demorar muito para achá-la, mas vale a pena esperar! Nessas situações, é sempre bom lembrar: antes só, do que mal acompanhado.

3. Ciúme excessivo

Ciúme em um relacionamento é normal, e todo mundo tem. Entretanto, é necessário medir, visto que nada que é demais faz bem. Para pessoas com baixa autoestima e inseguras, o ciúme pode acabar se tornando uma atitude tóxica no futuro.

A falta de confiança em si mesmo reflete muito na falta de confiança no próximo. Se você é uma pessoa confiante, que sabe do seu valor, provavelmente as chances de ter uma atitude tóxica são bem menores. Cuidar da sua autoestima e da sua confiança é uma forma de cuidar da sua saúde mental e pode te ajudar bastante nas suas relações como um todo.

Fonte: Agência Texty


Postagem Anterior Próxima Postagem