5 itens que NÃO podem ser comprados com o vale alimentação

Entenda melhor quais itens não podem ser adquiridos com o vale alimentação e o motivo disso.

O vale alimentação é um benefício dado aos empregados, e seu objetivo está voltado unicamente para a refeição nos dias de trabalho. Paralelo a isso, algumas empresas disponibilizam um cartão com o saldo total do mês, sendo que o valor é referente à quantidade de dias em que o funcionário trabalhou multiplicado pelo valor que a empresa estipulou de benefício para um dia. No entanto, alguns produtos não estão incluídos, então confira quais são eles.

Como funciona o vale alimentação?

O benefício é aceito principalmente por supermercados, mas é importante diferenciar o vale alimentação do vale refeição. Para entender como funciona o primeiro, é necessário saber sobre o segundo: esse serve para aqueles que realizam as suas refeições em restaurantes, enquanto o vale alimentação é usado para a compra dos mantimentos, com a finalidade de preparar a sua alimentação em casa.

Os dois podem ser ótimos a depender do contexto. Aqueles que não gostam de cozinhar ou não tem tempo para isso preferem o vale refeição, mas existem pessoas que optam por preparar o almoço em casa, pesquisar o valor dos produtos e comparar os preços, entre outras preferências.

Quais itens não podem ser comprados com o vale alimentação?

Como foi dito anteriormente, o benefício possui finalidade exclusiva de alimentação para o funcionário. Sendo assim, a lista a seguir não está incluída:
  • Bebidas alcoólicas: como o objetivo é alimentar o funcionário em momento de expediente, comprar bebidas alcoólicas com esse benefício é estritamente proibido;
  • Cigarros: não somente os cigarros, mas também qualquer produto de tabacaria não é permitido;
  • Produtos de limpeza e higiene pessoal: muitas pessoas não sabem disso e acabam colocando no carrinho, afinal, fazer mercado sem incluir nenhum detergente ou shampoo é quase impossível;
  • Eletrodomésticos: como alguns eletrodomésticos são vendidos em mercados, as tentativas de levá-los para casa através do pagamento com vale alimentação não são poucas;
  • Refeições prontas: como mencionamos, essas refeições devem ser adquiridas apenas com o vale refeição.
O que acontece caso um produto seja adquirido indevidamente?

Os supermercados estão cientes de que essa regra é vigente, porém para produtos de higiene e limpeza alguns fazem vista grossa. Para os demais estabelecimentos e produtos, tudo é mais rigoroso, e a pessoa pode pagar multa de até R$50 mil.

Fonte: Agência Texty


Postagem Anterior Próxima Postagem