Auxílio Funeral: Assistência Social de Jaguaré orienta como solicitar benefício gratuito

Benefício de Auxílio Funeral está disponível para inscritos no CadÚnico em Jaguaré; serviço está ativo e oferece urna mortuária e traslado


A Prefeitura de Jaguaré, por meio da Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Segurança Pública, já atendeu em 2022, 63 famílias com serviços funerários gratuitos. O serviço de auxílio funerário é um benefício eventual gratuito oferecido pela Prefeitura a famílias inscritas no CadÚnico em situação de vulnerabilidade e que não têm condições de arcar com os custos relacionados à morte de alguém da família. O serviço que auxilia as pessoas nos momentos difíceis de perda de um ente querido, está disponível em Jaguaré e oferece sepultamento totalmente gratuito e com dignidade.

Os sepultamentos sociais foram realizados no Cemitério Municipal, no Bairro Irmã Teresa, e nos cemitérios das comunidades. Segundo a coordenadora do serviço no município, Zilda Oliveira, com o falecimento de um familiar, quem não tem condições financeiras para arcar com as despesas, recebe um encaminhamento do hospital, caso a morte tenha acontecido em ambiente hospitalar, para a Secretaria Municipal de Assistência Social.

“O auxílio funerário prestado pela Secretaria de Assistência Social para a população em Jaguaré, é gratuito e inclui a urna funerária e o traslado. A família só vai arcar com a arrumação do corpo. Mas, existem alguns critérios para concessão do auxílio funerário, que são ter renda familiar igual ou inferior a meio salário mínimo por pessoa, apresentar atestado ou declaração de óbito, RG e CPF do parente falecido e do requerente, além de comprovante de residência em Jaguaré”, ressalta a assistente social. Zilda lembra que há estudos para que se inclua, também, a arrumação do corpo nos próximos anos para atender às famílias muito carentes.

Serviços

O auxílio funerário dispõe dos serviços de traslado e urna mortuária (caixão). No caso de traslado do corpo, o serviço será realizado mesmo que o falecido esteja em outro Estado, desde que seja cidadão ou morador de Jaguaré há muitos anos. As famílias podem requerer o auxílio funeral de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, através de atendimento na sede da Secretaria de Assistência Social, na Rua Paschoal Brioschi, no Centro.

As famílias também podem entrar em contato com a Assistência Social durante os finais de semana pelos números 99502-4446 (Whatsapp) e 99707-8914. Caso seja uma morte que aconteceu dentro do hospital, a família deve procurar o serviço de assistência social do hospital que fará o contato com a Secretaria.

Fonte: PMJ 


Postagem Anterior Próxima Postagem