Conheça 5 alimentos que vão melhorar o funcionamento do cérebro

Quando inseridos na sua rotina alimentícia, a sua memória e raciocínio se tornam mais fluidos. Adotar o hábito de consumi-los ainda previne doenças. Saiba mais!

Foto: Canva

O órgão mais importante encarregado de processar os sinais que recebemos dos estímulos externos e enviar instruções ao corpo sobre como responder em cada situação é o cérebro. Não é para menos que há alguns alimentos específicos que garantem um bom funcionamento do cérebro. Será que você já consome alguns deles?

Hoje separamos uma lista com cinco alimentos que fazem toda a diferença.

Veja 5 alimentos para saúde do cérebro

Tudo que serve para o aprimoramento de uma função cerebral deve ser consumido como parte de uma dieta equilibrada e saudável. Esses alimentos citados a seguir podem ajudar a evitar doenças como depressão, demência, Alzheimer e Parkinson. Sendo assim, eles devem fazer parte da sua rotina o quanto antes.

Peixes (Salmão)

Os peixes são uma fantástica fonte de ômega 3, que é muito necessário para o desenvolvimento das células do cérebro e do sistema nervoso. É também fundamental para acelerar as respostas do cérebro, facilitar o aprendizado e melhorar a memória.

Além disso, algumas pesquisas mostram que os ácidos graxos no ômega 3 do salmão podem ajudar a diminuir a depressão, melhorando então a produção e a função de neurotransmissores como a dopamina e a serotonina.

Oleaginosas

Além de serem ricos em vitamina A e gorduras saudáveis, alimentos oleaginosos como castanha-do-pará, nozes, amêndoas e pistache também são ricos em selênio. Essas substâncias funcionam nas ondas cerebrais relacionadas ao aprendizado e protegem o cérebro.

Chocolate amargo

O chocolate amargo é rico em flavonóides, epicatequinas e catequinas. Os três contam com efeitos antioxidantes que reduzem os danos às células cerebrais e promovem a oxigenação desse mesmo órgão.

Isso pode ajudar a melhorar o aprendizado e a reduzir a queda natural da mente, que sempre é associada ao envelhecimento, especialmente do que diz respeito à memória. Como resultado, pode ajudar na prevenção da doença de Alzheimer ou até mesmo no Parkinson.

Abacate

Esse alimento é abundante em gorduras monoinsaturadas (gordura boa). Ele protege os vasos sanguíneos e ajuda na circulação sanguínea (principalmente no cérebro, onde isso é mais necessário). Além disso, é rico em outras substâncias boas, como o selênio, luteína e vitaminas do complexo B.

Espinafre ou os vegetais verde-escuros

É um vegetal rico em luteína. Estudos provaram que essa é uma substância ligada a uma mente mais ágil. Ele também é dotado de ácido fólico, que protege o cérebro. Caso você não goste de espinafre, os vegetais de folhas verdes geralmente são bons substitutos.

Fonte: Agência Texty


Postagem Anterior Próxima Postagem