Golpistas miram no saque-aniversário para roubar dinheiro do trabalhador

Veja como ocorre o golpe e o que fazer para se prevenir

O cidadão brasileiro não tem descanso um só minuto quando o assunto é golpe pela internet. As pessoas de má fé não dão trégua e a cada dia são novos golpes aplicados. A grande maioria visa o dinheiro guardado no FGTS (Fundo de Garantia).

Desse modo, os golpistas agora voltam suas atenções para a modalidade do saque-aniversário. Trata-se de uma opção dada pelo governo para antecipar parte do FGTS do trabalhador.

Como ocorre o novo golpe?

Neste novo golpe, os fraudadores conseguem acesso ao aplicativo do FGTS da vítima e fazem a opção pelo saque-aniversário. Com isso, além de poderem sacar o dinheiro, conseguem também realizar empréstimos.

Além do prejuízo financeiro, a vítima perde o direito ao saque-rescisão em caso de demissão sem justa causa.

A maioria das vítimas ainda não tinha seu cadastro dentro do aplicativo, o que era feito pelos golpistas utilizando um outro número de celular e e-mail.

Infelizmente, muitas vítimas não conseguiram ter seu dinheiro de volta. Portanto é bom ficar de olho no saldo do FGTS.

O golpe não é novo. Existem relatos desde 2020 deste tipo de ação, mas os números de reclamações aumentaram recentemente.

Como se prevenir dos golpes?

Quem ainda não tem acesso ao aplicativo, faça seu cadastro. Baixe o app do FGTS na loja de aplicativos do seu smartphone e siga os passos solicitados, informando os dados como: CPF, nome completo, data de nascimento e e-mail.

Com o acesso liberado, confira se o saque-aniversário está ativado. Caso esta opção esteja já ativa sem que você o tenha feito, procure uma agência da Caixa.

De acordo com a Caixa, em caso de suspeita de fraude na adesão ao saque-aniversário, o trabalhador tem direito de pedir a apuração para retornar ao saque-rescisão.

O que é o saque-aniversário?

O Saque-Aniversário é uma modalidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) no qual o beneficiado recebe o valor a partir do primeiro dia útil do mês de aniversário do trabalhador em parcelas disponíveis por três meses.

As retiradas ocorrem de acordo com a data de nascimento do empregado. O valor é depositado de forma automática para a maioria dos cidadãos com direito ao saque.

Fonte: Jornal Contábil

Postagem Anterior Próxima Postagem