Hospital em Colatina vai passar a atender pacientes com câncer do Noroeste do ES


O Hospital Maternidade São José, em Colatina, deu início à construção que irá abrigar o serviço de radioterapia da instituição, beneficiando moradores da cidade e moradores de mais 32 municípios na região Noroeste do Estado que hoje

Durante as obras, serão investidos mais de R$ 10 milhões, com recursos pagos pelo Ministério da Saúde, até a conclusão do projeto.

Segundo o diretor-geral da instituição e médico anestesista, Octacilio Calixto, a partir da oferta desse serviço, a população não precisará mais se deslocar para Vitória, concluindo o tratamento em Colatina mesmo.

O médico também ressalta que, a expectativa inicial contabilizada é de que sejam atendidos cerca de 60 pacientes por dia e realizadas 1 mil sessões de radioterapia mensais. “O número não é exato, pois tudo é novo para nós também. Mas essa é a ideia inicial, podendo crescer ainda mais”.

A nova estrutura será erguida em parte do local onde hoje encontra-se o estacionamento do hospital.

“Sabemos que a obra pode gerar transtornos para os usuários que se deslocam de carro e de moto até o São José. Por isso, dialogamos com a equipe da Prefeitura de Colatina para que, juntos, possamos encontrar uma forma de minimizar esse impacto. Sugerimos, inclusive, que as pessoas usem o transporte coletivo e a carona solidária nesse período”, enfatiza Calixto.

Segundo ele, a escolha do local para a construção da radioterapia levou em consideração a possibilidade de o paciente precisar fazer novos exames ou até mesmo utilizar os serviços já disponíveis dentro do Hospital São José, que está ao lado.

A construção deve ser concluída em 12 meses e vai ocupar uma área de 1 mil metros quadrados. Durante as intervenções serão contratados profissionais de empresas terceirizadas para atuar no canteiro de obras. Já para desempenhar as funções dentro da nova estrutura, o Hospital São José deve contratar pelo menos dois médicos e mais 15 funcionários.

Fonte: Folha Vitória


Postagem Anterior Próxima Postagem