Preço mais em conta: Veja 10 alimentos com boa safra para comprar em setembro

Consumir alimentos de época é uma ótima forma de se alimentar bem e economizar (Foto: Pexels / Marco Carmona / CreativeCommons)

Setembro é o mês que começa a primavera, estação conhecida por ter temperaturas mais amenas. Para começar o novo ciclo com uma alimentação mais saudável, separamos uma lista com 10 alimentos com boa safra o mês, para comer bem e economizar nas compras! Confira abaixo:

1. Acerola

Também conhecida como azerola ou cerejeira-do-pará, a acerola tem diversos benefícios para a saúde, é rica em vitamina C e ainda pode ajudar em problemas como a anemia. A fruta pode ser usada para o preparo de sucos, doces caseiros e vitaminas.

2. Alcachofra

A alcachofra é rica em vitamina C e minerais, como fósforo e potássio, e tem ação antioxidante, anti-inflamatória e diurética. O alimento pode ser consumido cru, mas as formas mais tradicionais de preparo são na pressão ou refogada.

3. Almeirão

O almeirão é uma variedade da chicória-comum, e é uma excelente fonte de vitaminas A, C, E e do complexo B. A hortaliça também é rica em cálcio, ferro e fósforo e tem poder diurético. Normalmente é preparado em uma versão refogada.

4. Caju

Rico em vitamina C, o caju é uma ótima opção para reforçar o sistema imunológico. O pseudofruto pode ser consumido cru, em doces e até mesmo sucos.

5. Chuchu

O chuchu é tem cálcio, fósforo, zinco, magnésio e ferro em sua composição e também contém vitamina C. O alimento pode ser consumido cru, em saladas, mas também cozido, grelhado ou salteado.

6. Espinafre

A erva rasteira cresce até 30 cm de altura e sobrevive bem durante o inverno. O vegetal tem ferro, vitaminas A, K, B2, cálcio, fósforo, potássio e magnésio e possui fibras, proteínas e carboidratos. Na hora de consumí-lo, o ideal é optar pelas formas cozidas do alimento, para reduzir a concentração de ácido oxálico, que interfere na absorção de minerais.

7. Jiló

O jiló é um fruto muito característico pelo sabor amargo. É rico em vitaminas A, C, do complexo B e em diversos minerais, como cálcio, ferro, potássio, magnésio e fósforo. Pode ser consumido cru, cozido ou frito.

8. Nêspera

Nêspera (Foto: Flickr / Alexa Steinbrück / CreativeCommons)

A Nêspera é uma fruta rica em vitamina C e sais minerais. É chamada de forma incorreta de "ameixa amarela" e pode ser consumida ao natural, em compotas ou pratos doces.

9. Rabanete

Conhecido pelo sabor adocicado, refrescante e picante, o rabanete é fonte de potássio, cálcio, magnésio, fósforo, cobre e zinco. As fibras do alimento dão a sensação de saciedade. Experimente o vegetal cru, em conserva ou assado.

10. Tamarindo

Tamarindo (Foto: Pixabay/ PublicDomainPictures / CreativeCommons)

O fruto do tamarindeiro é rico em fibras, vitaminas C e do complexo B, além de ser lavativo e diurético. A polpa da fruta pode ser consumida crua, mas também como pasta ou suco.

Fonte: Casa&Jardim


Postagem Anterior Próxima Postagem