Psicologia das cores e a percepção que cada cor fria pode te trazer

Foto: Canva

As cores frias são definidas pelos tons de azul, roxo e verde. Elas condizem com as cores que transmitem uma sensação de razão, calma e profissionalismo. As cores e emoções estão ligadas em muitos elementos de nossas vidas. De acordo com a psicologia das cores, tudo ao nosso redor nos faz sentir emoções diferentes por causa das cores que existem.

O que é a psicologia das cores?

O nome do estudo sobre como o cérebro humano reconhece as cores e as traduz em sentimentos humanos é chamado de psicologia das cores. É um estudo psicológico que incorpora o conhecimento da teoria das cores para ajudar a entender seu impacto nos sentimentos das pessoas.

São oito emoções primárias no indivíduo identificadas por esse estudo: nojo, raiva, tristeza, medo, surpresa, aceitação, curiosidade e felicidade. De acordo com pesquisas, cada um desses sentimentos é representado por uma cor, e eles desempenham um papel importante no comportamento da sociedade como um todo.

A percepção para cada cor fria

Conforme a explicação dada pela psicologia das cores, aquelas que são consideradas quentes tendem a transmitir uma sensação energética e entusiasta. Já os tons frios estão associados à razão, calma e profissionalismo. Confira a seguir a percepção para cada cor fria.

Roxo

Essa cor atua diretamente na área do cérebro destinada à criatividade, ou seja, facilita a estimulação da resolução de pessoas que estão bloqueadas para a sua criatividade. Além disso, a sensação de calma e tranquilidade também está associada ao roxo.

Azul

O azul passa a sensação de calmaria e tranquilidade. Por isso, muitas vezes essa cor é usada para representar os ambientes mais profissionais, e também a estabilidade e segurança. Alguns dos sentimentos associados ao azul são: lealdade, serenidade e harmonia.

Verde

Já a cor verde, para a psicologia das cores, está associada a uma vida mais saudável, com vitalidade, além de representar a natureza e também a fertilidade. Para os psicólogos, essa cor tem poderes calmantes e aliviadores do estresse.

Fonte: Agência Texty


Postagem Anterior Próxima Postagem