Colatina confirma primeira morte por febre maculosa

Resultado de exame que ficou pronto nesta sexta (14) revelou que homem que morreu na segunda (10) estava com a doença, que é transmitida pelo carrapato-estrela.

Carrapato-estrela transmite a febre maculosa. — Foto: Adelcio R Barbosa/Divulgação/Prefeitura de Contagem

Um homem de 66 anos morreu vítima de febre maculosa, em Colatina, no Noroeste do Espírito Santo. A morte foi na última segunda-feira (10), mas o resultado do exame que confirmou o diagnóstico dele saiu nesta sexta-feira (14).

Esta é a sexta morte por febre maculosa registrada neste ano no Espírito Santo.

Carlos de Sousa Melo trabalhava em uma fábrica, que fica em um local próximo ao Rio Doce. De acordo com familiares, ele chegou a falar que foi picado por um carrapato.

"Ele falou, semana passada, que tinha tirado um carrapato nele. Ele achava que era do cachorro, que ele deu banho no cachorrinho. Mas nem passou pela cabeça dele que era isso [febre maculosa]", falou a dona de casa Ana Lúcia da Silva Melo, familiar da vítima.

Carlos teve sintomas como febre alta, fraqueza e diarreia, mas a família não desconfiou que poderia ser a doença.

"Dá uma febre, a gente imagina que é uma coisa comum, coisa simples. Então, por a gente não ter informação alguma, a gente não imaginou, pensou que era uma coisa comum, uma febre simples, que [ele] ia vir pro hospital e voltar normalmente pra casa", falou o filho de Carlos.

A vítima apresentou os sintomas uma semana antes de morrer. Na sexta-feira (7) ele foi ao Hopital Estadual Silvio Avidos, passou por exames, foi medicado e voltou para casa. Sem melhora, ele voltou ao hospital no sábado (8) e foi internando. Três dias depois de dar entrada, Carlos não resistiu e morreu.

Doença do carrapato

A febre maculosa é a doença causada por uma bactéria do gênero Rickettsia transmitida pelo carrapato-estrela e que pode gerar uma série de sintomas como febre, manchas avermelhadas pelo corpo, dores de cabeça e pelo corpo. Os casos podem evoluir para morte.

"A pessoa começa com febre, geralmente, e aí vem se associando dor de cabeça, dor no corpo, fraqueza, dor nas juntas, às vezes diarreia, vômito. O tratamento tem que ser precoce, então tem que se identificar a doença cedo, e os sintomas iniciais são muito semelhantes a muitas outras doenças", explicou o médico infectologista Crispim Cerutti.


Fonte: G1


Postagem Anterior Próxima Postagem