ES registra mais de 36 mil raios em temporal desta terça-feira


Mais de 36 mil raios foram registrados no Espírito Santo durante o temporal que atingiu as cidades capixabas na noite desta terça-feira (04). É o que apontam os dados do Grupo de Eletricidade Atmosférica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Elat/Inpe).

Somente nesta terça, foram registrados no Estado 36.247 raios. Novos registros podem ocorrer nos próximos dias já que, segundo o Instituto Climatempo, há previsão de pancadas de chuva para os municípios capixabas até o próximo domingo (09).

De acordo com o Elat/Inpe, a região do Espírito Santo está favorável para a ocorrência de chuva e de raios nos próximos dias. O maior volume de raios deve ser observado no sábado (08).

O Brasil está na alta temporada de raios, que são mais frequentes durante a primavera e o verão. As altas temperaturas combinadas com a umidade provocam mais tempestades e o fenômeno no céu.

Entre janeiro a setembro, segundo o Elat/Inpe, foram registrados cerca 469,4 mil raios no Espírito Santo. O número é pouco menor que o observado no mesmo período ano passado, quando foram registrados 469,6 mil raios.

Uma pesquisa realizada pelo Elat/Inpe aponta que, em média, 110 fatalidades são registradas por ano no Brasil em decorrências de raios. A maioria está associada à atividades do agronegócio. O levantamento observou dados de 2010 a 2019.

O Grupo criou uma cartilha com recomendações para proteção contra raios. O documento reúne orientações baseadas nas ocorrências de raios registrados no país. Clique aqui e veja a cartilha do Elat/Inpe.

Fonte: Folha Vitória


Postagem Anterior Próxima Postagem