Fim da votação: veja como foi o 2º turno das eleições no ES

Mapa da dos votos para governador e presidente no ES — Foto: g1

Neste domingo (30) foram as urnas para escolher governador e presidente da República. Às 19h10, todas os votos do estado haviam sido apurados, tornando o Espírito Santo o primeiro estado do país a conclui a apuração dos votos. Renato Casagrande foi reeleito governador do estado e, entre os capixabas, Jair Bolsonaro (PL) foi o candidato que obteve o maior número de votos para presidente.

O 2º turno das eleições para governador e presidente teve início às 8h em 9.239 seções eleitorais e foi encerrado às 17h deste domingo (30).

Eram esperados 2,93 milhões de eleitores aptos a votar no Espírito Santo. Ao todo, 2.318.350 capixabas compareceram às urnas para escolherem seus representantes nos próximos quatro anos. Foram 20.55% de abstenções em todo o estado.

Até às 17h, 155 urnas eletrônicas apresentaram problemas no estado e 114 precisaram ser substituídas.

Ocorrências

A Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp) informou que até a publicação deste texto, foram foram registradas 12 ocorrências de crimes eleitorais, entre eles propaganda irregular e boca de urna.

Um total de 25 pessoas foram detidas durante o segundo turno no estado. As ocorrências foram registradas nas cidades de São Domingos do Norte, Nova Venécia, Piúma, Aracruz, Montanha, Colatina, Fundão, Ibatiba Cachoeiro de Itapemirim, Guarapari e Serra.

Em Fundão, dez pessoas foram levadas para a delegacia entre homens e mulheres, enquanto faziam manifestação política coletiva em uma praça do bairro. O grupo estava com material de campanha e pregou uma bandeira na praça central do município.

Um mesário foi preso na tarde deste domingo (30) suspeito de tumultuar a votação na Escola Professora Regina Banhos, no bairro Linhares 5, em Linhares, Norte do Espírito Santo. O homem teria chegado atrasado pela manhã, substituído por outra pessoa e a votação no local seguiu normalmente.

À tarde, ele retornou ao local de votação com um crachá credenciado como fiscal do PL, causando tumulto. Um juiz eleitoral esteve no local para resolver a situação e o mesário foi encaminhado à Delegacia de Linhares, onde assinou um termo circunstanciado e foi liberado.

Fonte: G1


Postagem Anterior Próxima Postagem