Saúde mental: ouvir passarinhos cantando reduz a ansiedade e a paranoia

Canto dos pássaros. Unsplash Reprodução/Unsplash

Ouvir o canto dos pássaros faz bem para a saúde mental. De acordo com estudo publicado recentemente na revista Scientific Reports, do grupo Nature, esse tipo de som reduz a ansiedade e os pensamentos irracionais. A influência positiva do canto dos pássaros no humor não é novidade, mas de acordo com os pesquisadores, este é o primeiro trabalho a revelar um efeito nos estados paranoicos.

A equipe do Instituto Max Planck para o Desenvolvimento Humano e da Universitätsklinikum Hamburg-Eppendorf (UKE), na Alemanha, analisou como o ruído do tráfego e o canto dos pássaros afetam o humor, a paranoia e o funcionamento cognitivo. Para isso, eles recrutaram 295 voluntários e realizaram um experimento online.

Os participantes ouviram seis minutos de ruído de tráfego ou canto de pássaros. O tempo de cada um desses sons era variável. Antes e depois de ouvir a gravação, os participantes preencheram questionários avaliando sua saúde mental e realizaram testes cognitivos.

Os resultados mostraram que ao ouvir o canto dos pássaros, os participantes apresentavam menos ansiedade e a paranoia. Por outro lado, não houve influência sobre estados depressivos. Já o ruído do tráfego, piorava a depressão, especialmente se a gravação envolvesse muitos tipos diferentes de sons do tráfego. Os pesquisadores também descobriram que nem o canto dos pássaros nem o ruído do tráfego influenciaram o desempenho cognitivo.

O efeito positivo do canto dos pássaros na saúde mental se deve ao fato de esse som desviar a atenção das pessoas de fatores estressantes que poderiam sinalizar uma ameaça aguda, para um som que indica um ambiente natural intacto. Estudos anteriores corroboram essa hipótese.

Cientistas da Universidade de Surrey, na Inglaterra, descobriram que, de todos os sons naturais, os cantos dos pássaros eram os mais citados pelas pessoas como algo que reduziu o estresse e permitiu que elas restaurassem e reorientassem sua atenção.

"O canto dos pássaros poderia ser aplicado para prevenir transtornos mentais. Ouvir um CD de áudio seria uma intervenção simples e de fácil acesso. Mas se já pudéssemos mostrar tais efeitos em um experimento online realizado por participantes em um computador, podemos supor que isso sseja ainda mais forte ao ar livre, na natureza", diz Emil Stobbe, autor do estudo e bolsista de pré-doutorado do Gripo Lise Meitner para Neurociência Ambiental no Instituto Max Planck para Desenvolvimento Humano.

Simone Kühn, chefe do grupo de pesquisa, conta que, recentemente, o grupo realizou um estudo mostrando que uma hora de caminhada na natureza reduz a atividade cerebral associada ao estresse. Ainda não se sabe quais características desse ambiente - cheiros, sons, cores ou uma combinação deles - são responsáveis ​​pelo efeito. Mas está claro é que a natureza realmente melhora a saúde mental e o bem-estar.

Fonte: O Globo


Postagem Anterior Próxima Postagem