Lamber sapo alucinógeno vira "nova droga" de jovens. Pode matar? Veja riscos


"Bem, isso é aterrorizante para os sapos", disse o Serviço Nacional de Parques (SNP) dos Estados Unidos da América, após jovens estadunidenses e turistas utilizarem o Bufo alvarius, uma espécie de sapo alucinógeno, como nova droga.

O órgão nacional realizou uma publicação no Facebook alertando os turistas a não lamberem o animal, encontrado na região do deserto de Sonora.

Foto: Black and white motion sensor camera capture of Sonoran Desert Toad staring into your soul at Organ Pipe Cactus National Monument, Arizona

Segundo o SNP, esta espécie é conhecida como o "Sapo do Rio Colorado" ou "Sapo do Deserto de Sonora", sendo um dos maiores sapos encontrados na América do Norte, com cerca de 18 centímetros.

De acordo com o órgão, o som que o animal faz é descrito como "fraco e de tom baixo, com duração de menos de um segundo".

Ele afirma que o Bufo alvarius tem glândulas parótidas proeminentes logo atrás dos olhos que secretam uma toxina potente e alerta que essa toxina pode deixar uma pessoa doente caso segure o sapo com a mão ou coloque o veneno dele na boca.

"Como alertamos para a maioria das coisas que aparecem no Parque Nacional, seja uma lesma de banana, um cogumelo estranho ou um grande sapo com olhos brilhantes no meio da noite, por favor, não lamber. Obrigada, Toot", alertou o SNP.

Substância alucinógena encontrada em sapo é ilegal

Foto: CC0 Creative Commons

O cientista luso-brasileiro Fabiano de Abreu Agrela afirmou que a 5-MEO-DMT, substância encontrada no sapo Bufo alvarius, é ilegal. Ela também pode ser produzida sinteticamente e localizadas em certas plantas.

"Testes em camundongos revelaram uma melhor ação neuronal e controle de distúrbios mentais, mas não há uso seguro do 5-MEO-DMT. Nenhum dos facilitadores tem experiência clínica", disse.

O governo norte-americano classifica a substância excretada pelo sapo no mesmo nível do LSD e da mescalina.

Segundo o cientista, a segurança e a eficácia da substância, em certas circunstâncias, precisam ser cuidadosamente determinadas em ensaios clínicos.

Ele afirma que a toxina atua no sistema serotoninérgico através da ativação de receptores de serotonina, ou seja, sua baixa produção está relacionada à depressão.

"Seu uso controlado através de experimentos comprovaram melhor capacidade, felicidade, atenção entre outros fatores benéficos", explicou Agrela.

No entanto, o uso da toxina também pode levar à morte, como no caso de quem lambe o sapo para ter as sensações alucinógenas.

Veja 6 sintomas encontrados após lamber o sapo alucinógeno:

• Síndrome da serotonina;
• Ansiedade;
• Paranoia;
• Interrupções cognitivas;
• Interrupção do sono;
• Ataques de pânico.

Fonte: Folha Vitória


Postagem Anterior Próxima Postagem