Mãe acidentalmente descobre que seus 5 filhos têm ao menos 43 irmãos

Mãe fala dos meio-irmãos que descobriu de seus filhos, do mesmo doador de esperma – Foto: Reprodução/Instagram/Shannon Louise

As mães Shannon Ashton e Lisa têm juntas cinco filhos – de 18, 16, 12, 8 e 5 anos, todos concebidos usando um mesmo doador de esperma. Recentemente, as duas descobriram que os jovens têm ao menos outros 43 irmãos, filhos do mesmo doador. Agora, Shannon e Lisa temem que os filhos acabem tendo um relacionamento com um irmão sem saber. A família mora no estado de Queensland, na Austrália.

Em entrevista ao Daily Mail, Shannon contou que ela e a parceira procuraram uma clínica de fertilização pela primeira vez em 2002. Para engravidar, o casal decidiu usar um doador de esperma anônimo, descrito como “um surfista loiro de olhos azuis interessado em ciências e matemática” e identificado com o número 188.

Em 2004, quando Zac, o primogênito, tinha 1 um ano de idade, as mães o matricularam em uma creche. “A dona da creche ficou emocionada ao falar que duas amigas dela – outro casal de mulheres – também tinham matriculado sua filhinha sob seus cuidados. Essa garotinha era cerca de seis meses mais nova que Zac e era absolutamente adorável”, relatou Shannon.

Ela e Lisa se tornaram amigas das mães da menina mais nova e, um dia, as mulheres perceberam que as crianças eram irmãs, já que haviam sido concebidas com esperma de um mesmo doador. “Estávamos falando das características dos doadores. Eu disse algumas coisas, e percebi que elas me olharam com cara de espanto. Logo, nós descobrimos que ambas usamos o doador 188 e, portanto, nossos filhos eram irmãos”, lembrou.

Após o choque inicial, Shannon enviou um e-mail à clínica pedindo informações sobre o número de crianças concebidas com o esperma do doador 188. “Foi um choque quando recebemos uma lista de 43 outras crianças, categorizadas apenas por ano de nascimento e sexo. Eu nunca tinha imaginado um número como esse”, declarou.

As mães tiveram outra surpresa quando Zac fez um teste de DNA de ancestralidade e descobriu que tinha outro irmão do mesmo doador, que não estava na lista fornecida pela clínica. “Quantas outras crianças não estão nessa lista? Eu confiei que a clínica teria pensado nessas coisas e que haveria limites colocados em prática”, revoltou-se Shannon.

Em nota enviada ao Daily Mail, a Queensland Fertility Group (clínica em que as mães passaram pelo procedimento de fertilização) declarou que tem uma “equipe dedicada” que gerencia as informações dos doadores. “Esta equipe gerencia e coordena a complexa troca de informações entre doadores, receptores e indivíduos concebidos por doadores, em uma estrutura que protege informações confidenciais de saúde de todos os indivíduos. O nosso programa apoia e facilita ligações entre doadores e pessoas concebidas por doadores através de um programa de ligação voluntária, aconselhamento e redes de apoio”, diz o comunicado.

Fonte: Crescer


Postagem Anterior Próxima Postagem