Por que algumas pessoas sentem cheiro de barata e formiga


O olfato, assim como outros sentidos, tem variações de pessoa para pessoa. Isso fica evidente quando paramos para pensar na quantidade de variedades de perfumes que existem – e como cada indivíduo os percebe.

A forma como as pessoas sentem cheiros depende do modo como alguns aminoácidos estão arranjados nos seus genes. Nós temos cerca de 400 genes responsáveis pelo olfato, resultando em aproximadamente 900 mil variações de aminoácidos.

Assim, é comum que nem todo mundo sinta os cheiros da mesma forma que você. É possível que algumas pessoas não sintam nada, inclusive. Por outro lado, existem pessoas que dizem sentir cheiro dos insetos escondidos em sua casa, como baratas e formigas. Isso procede? Vamos descobrir!

O cheiro de cada formiga depende da espécie

(Fonte: Shutterstock)

Se você faz parte do time das pessoas que sentem cheiro de formiga, já deve ter percebido que elas não são lá muito cheirosas. Porém, isso pode variar de espécie para espécie. Segundo o especialista em formigas Clint Penick, da Universidade Kennesaw, existem mais de 13 mil espécies de formigas, e uma das formas de distingui-las é justamente através do cheiro. No entanto, nem todas elas têm um odor perceptível ao nariz humano.

Penick separa os cheiros de formiga em quatro tipos. As primeiras são as formigas das espécies Lasius interjectus e Lasius claviger, que cheiram à citronela e, segundo o pesquisador, emitem esse odor para ficarem menos apetitosas aos narizes dos predadores.

O segundo tipo, e também o mais comum, é o das formigas Tapinoma sessile que são as que geralmente aparecem nas nossas casas. Para o pesquisador, o cheiro delas está entre queijo azul e manteiga rançosa. O terceiro tipo é o das formigas Formica e Camponotus, que cheiram à ácido fórmico e conseguem afastar ursos quando se unem para exalar o seu odor.

O último cheiro prova que nem só de cheiros horríveis vivem as formigas. As Odontomachus tem cheiro parecido com chocolate.

Baratas também tem cheiro

Já as baratas usam o cheiro para se comunicar umas com as outras – o que também é comum entre as formigas. Para avisar suas colegas de que há comida, predadores ou, até mesmo possíveis pares para procriar, elas exalam seu cheiro nada agradável.

Além disso, se você sente cheiro de barata, mas não as vê, é melhor mandar dedetizar o local. Isso porque provavelmente há um ninho de baratas por perto, já que elas usam urina e fezes para demarcar o seu território. No final das contas, as pessoas que não sentem cheiro de formiga e de barata não sabem a sorte que têm!

Fonte: Mega Curioso


Postagem Anterior Próxima Postagem