Probióticos podem compensar danos intestinais causados por uso de antibióticos, aponta estudo

Suplementação ajuda a prevenir ou diminuir os efeitos negativos dos remédios na composição e diversidade da microbiota intestinal

Iogurte e kefir, alimentos probióticos que podem ser incluídos na dieta. Freepik.com

Um estudo feito por pesquisadores americanos e mexicanos apontou que a suplementação com probióticos pode compensar os danos intestinais causados pelo uso de antibióticos para combater infecções bacterianas. O trabalho, publicado esta semana no Journal of Medical Microbiology, sugere que os probióticos podem prevenir ou diminuir os efeitos negativos dos remédios na composição e diversidade da microbiota intestinal, reduzindo o risco de diarreia associada a antibióticos, por exemplo.

Probióticos são microrganismos vivos que, se ingeridos em quantidades adequadas, proporcionam benefícios para a saúde, segundo a definição da Organização Mundial da Saúde (OMS). Ou seja, são bactérias benéficas para o organismo humano. Iogurte e kefir, por exemplo, são alimentos probióticos facilmente encontrados para consumo.

Na avaliação de Elisa Marroquín, professora da Texas Christian University e principal autora, o estudo pode ajudar a diminuir as preocupações entre os profissionais de saúde sobre a prescrição conjunta de probióticos com tratamentos antibióticos.

“Embora haja uma preocupação em mudar a composição microbiana intestinal inicial tomando probióticos durante intervenções com antibióticos, com base nas evidências humanas disponíveis, sugerimos que os profissionais de saúde continuem recomendando probióticos quando antibióticos são prescritos”, disse a especialista, em comunicado.

A pesquisa consistiu em uma revisão de estudos que analisassem os efeitos de antibióticos, probióticos ou ambos na composição microbiana intestinal. No total, 29 artigos científicos foram incluídos no trabalho (11 sobre antibióticos, 11 sobre probióticos e 7 sobre antibióticos + probióticos).

Os resultados apontaram que "a coadministração de probióticos com antibióticos pareceu prevenir algumas, mas não todas, as mudanças na composição e diversidade microbiana do intestino induzidas por antibióticos, incluindo a restauração de bactérias relacionadas à saúde, como Faecalibacterium prausnitzii ".

Embora os antibióticos sejam eficazes contra bactérias que fazem mal à saúde e causam infecções potencialmente fatais, esses remédios podem também prejudicar a composição e a função da microbiota intestinal. Portanto, o uso de antibióticos pode reduzir a diversidade e abundância de bactérias intestinais boas e permitir a infecção ou proliferação de bactérias patogênicas.

Estudos sugerem que as alterações na microbiota intestinal associadas a antibióticos podem provocar diarreia e outros sintomas gastrointestinais em até 35% das pessoas que fazem uso do remédio para combater uma infecção bacteriana. Embora os sintomas da diarreia associada a antibióticos sejam geralmente leves e autolimitados, os casos graves estão associados à descontinuação do uso de antibióticos e aumento da morbimortalidade.

Além disso, evidências de estudos em animais também sugerem que a mudança da composição da microbiota intestinal devido aos antibióticos pode ter efeitos duradouros, como aumento do risco de obesidade e alergias.

Fonte: O Globo

Postagem Anterior Próxima Postagem