Tradição capixaba é tema de questão no 1º dia de provas do ENEM 2022


Ofício das paneleiras também foi resposta de uma questão da prova de Ciências Humanas do exame em 2014.

Produção de panelas de barro pelas paneleiras de goiabeiras, ES — Foto: Governo do ES

A tradição das paneleiras de Goiabeiras, em Vitória foi um dos temas abordados em uma questão do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), no primeiro dia de provas neste domingo (13).

Com base no artigo da professora Martha Tristão 'a educação ambiental e o pós-colonialismo', a pergunta apresentou informações sobre a história da produção da panela de barro e a destacou como ícone da culinária capixaba.

No texto, foi abordado o fato de a tradição de origem indígena das paneleiras ser passada de mãe para filha e ter influência de outras etnias, como a afro e a luso, além da matérias-primas utilizadas na fabricação das panelas.

Questão de número 70 da prova rosa do 1º dia de provas do Enem 2022 teve como tema as paneleiras capixabas — Foto: Reprodução

A questão fez parte da prova de linguagens e ciências humanas, que contempla disciplinas como história e geografia.

Confira o enunciado da questão: Em Vitória (ES), no bairro Goiabeiras, encontramos as paneleiras, mulheres que são conhecidas pelos saberes/fazeres das tradicionais panelas de barro, ícones da culinária capixaba. A tradição passada de mãe para filha é de origem indígena e sofreu influência de outras etnias, como a afro e a luso. Dessa mistura, acredita-se que a fabricação das panelas de barro já tenha 400 anos. A fabricação das panelas de barro se dá em várias etapas, desde a obtenção de matéria-prima à confecção das panelas. As matérias-primas tradicionalmente utilizadas são provenientes do meio natural, como: argila, retirada do bairro no Vale do Mulembá; madeira, atualmente proveniente das sobras da construção civil; e tinta, extraída da casca do manguezal, o popular mangue-vermelho.

A pergunta foi: Uma característica de práticas tradicionais como a exemplificada no texto é a vinculação entre os recursos do mundo natural e a...?

Saiba a resposta: manutenção dos modos de vida foi a resposta correta entre as cinco questões.

A professora e pesquisadora Leanilde Nascimento e Silva falou com o g1 sobre a abordagem do tema no exame.

"Muito importante ter uma questão como essa em um exame de grande importância no cenário nacional envolvendo algo relacionado a uma tradição nossa. É um orgulho para o povo capixaba. Acredito que os nossos alunos mandaram bem nessa questão porque é algo pertinente e de conhecimento da maioria dos jovens de nosso estado", disse a professora e pesquisadora.

Paneleiras já foram resposta de questão do Enem em 2014

Panela de barro capixaba — Foto: Reprodução/ TV Gazeta

O ofício das paneleiras de Goiabeiras, em Vitória foi resposta de uma questão da prova de Ciências Humanas que abordava os patrimônios culturais imateriais brasileiros em 2014.

A questão abordava o registro do modo artesanal da fabricação do queijo em Minas Gerais como patrimônio pelo Conselho Consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Foi perguntado qual outro bem do Brasil pertencia à mesma categoria, sendo a resposta correta o “ofício das paneleiras de Goiabeiras”.

Fonte: G1 ES


Postagem Anterior Próxima Postagem