Vitamina D: conheça os 3 sintomas que mostram a falta do composto no corpo

A deficiência de vitamina D pode ter efeitos no corpo e causar desde problemas nos ossos e no cabelo, até alterações de humor e fadiga diurna - Foto: Freepik

A maioria das pessoas que não se expõe tempo suficiente a luz solar pode perceber os efeitos na saúde. Um deles é a queda da quantidade de vitamina D no organismo. Essa redução pode ter efeitos no corpo e causar desde problemas nos ossos e no cabelo, até alterações de humor e fadiga diurna.

As mudanças acontecem pois o composto auxilia na regulação dos níveis de fosfato e cálcio no organismo, o que contribui para a saúde dos ossos, dentes e músculos, por exemplo. Além disso, a vitamina auxilia no sistema imunológico. Por isso, a redução ou deficiência em seus níveis causam uma série de efeitos e mudanças no corpo.

Fadiga muscular

Um estudo publicado na National Library of Medicine investigou a relação entre fadiga muscular e a vitamina D. Após acompanhar um senhor de 61 anos por mais de três anos, eles concluíram que a fadiga relatada era causada pelos baixos níveis do nutriente no organismo.

Nesse tempo os pesquisadores excluíram outras possibilidades, como depressão, apneia do sono e narcolepsia, que não eram evidentes.

Perda de cabelo

A vitamina D e a queratina — proteína que constrói cabelos unhas e pele — apresentam uma ligação. Isso porque essa vitamina é metaboliza pelos queratinócitos na pele, que por sua vez são responsáveis pela produção da queratina.

Quando há uma deficiência de vitamina, os queratinócitos nos folículos capilares lutam para regular o crescimento do cabelo e começam a cair.

Mudanças de humor

Especialistas afirmam que a redução de vitamina D no organismo podem prejudicar a a função cognitiva do cérebro. Além disso, estudos já apontaram que a deficiência do nutriente tem relação com a depressão e outros transtornos mentais.

Mas todos esses sintomas podem ser atenuados através de uma dieta rica em vitamina D. Ela é encontrada em um pequeno número de alimentos, como peixes oleosos, carne vermelha e gema de ovo.Na maioria das vezes apenas uma dieta adequada não é a solução, é preciso recorrer a suplementação da vitamina alinhada à alimentação saudável e equilibrada.

Fonte: Extra

Postagem Anterior Próxima Postagem