Ataque em Aracruz: Professora de história atingida por 7 tiros tem alta após 7 dias internada

Foto: Reprodução Sesa

Após 7 dias internada, recebeu alta na manhã desta sexta-feira (2) a professora de história Sandra Regina Guimarães, de 58 anos, que foi atingida por 7 tiros no ataque às escolas em
Aracruz, no Norte do Espírito Santo. Alta acontece exatamente quando a tragédia completa uma semana.

Sandra assinou a alta médica e às 13h30 esperava a ambulância que vai levar a professora até Santa Cruz, em Aracruz, onde mora.

A vítima contou ao g1 que é professora há mais de 30 anos na mesma escola, na Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEFM) Primo Bitti, primeira unidade de ensino atacada pelo atirador que matou quatro pessoas.

Como professora de história participa do projeto 'Olhares e saberes', que desenvolve na escola para valorizar a cultura indígena muito presente na região. Aracruz, localizado a 80 quilômetros de Vitória, é o único município capixaba com aldeias indígenas Tupiniquins e Guaranis.

Professora Sandra com os alunos do projeto — Foto: Arquivo Pessoal

A educadora vai se aposentar em menos de dois anos. A professora relembrou os momentos que antecederam o ataque.

"Lembro que estava conversando com outras professoras quando ouvi um barulho que achei ser rojão, mas logo vi um homem com uma arma atirando nas colegas que estavam na mesa ao lado. Em seguida, ouvi a professora Flávia chamando para se proteger embaixo da mesa e assim fizemos", contou Sandra.

Sem ter como fugir dos disparos, Sandra contou que foi atingida por sete tiros. Cinco deles atingiram uma perna esquerda e dois, acertaram a direita. Disse que rapidamente foi socorrida.

"Primeiro vieram os funcionários do posto de saúde e um farmacêutico do local que, juntamente com o professor Luiz começaram a estancar os sangramentos e acalmar as vítimas, depois veio o socorro do Samu", relembrou.

A professora foi levada para o Hospital São Camilo, que fica no mesmo município, e em seguida, foi transferida para o Hospital Estadual São Lucas, em Vitória.

No mesmo dia passou por cirurgia e enfrentou muito sofrimento e dor. "No começo foi muito difícil, muito sofrimento e muita dor. Na cirurgia que fiz no dia que cheguei precisei colocar as contenções externas e os ferros incomodavam, mas agora foi feita a cirurgia definitiva, retirou os ferros e estou bem melhor", disse.

Sandra disse que amigos e familiares estiveram ao lado dela o tempo inteiro. A professora pede orações para todas as vítimas e parentes, além de toda a comunidade que sofreu com o ataque.

O ataque a duas escolas em Aracruz deixou 4 mortos e 12 feridos. O assassino é um atirador de 16 anos que estudou até junho deste ano em uma das escolas atacadas. Ele foi apreendido horas após o crime. Entenda como foi o ataque no final da reportagem.

Boletim médico

Duas professoras seguem internadas no Hospital Estadual Dr. Jayme dos Santos Neves (HEJSN), em Serra. Um mulher, 51 anos, segue internada na enfermaria em estado de saúde estável. Uma outra vítima, de 37 anos, está na UTI entubada e tem grave estado geral.

No Pronto Socorro do HINSG ‘Dra. Milena Gotardi’, que fica anexo o HPM, e hospital Estadual N.Sra. da Glória “Infantil de Vitória” (HINSG), está a estudante Thais que foi extubada e apresenta estado de saúde estável, mas continua na UTI. Além dela, está internado no mesmo local, um menino de 11 anos. Ele está estável e no setor de terapia semi-intensiva.

Segundo a Sesa, o próximo boletim será enviado no fim desta sexta-feira.

Fonte: G1


Postagem Anterior Próxima Postagem