Casa desaba em Jaguaré e Defesa Civil do município faz alerta à população


Defesa Civil do município orienta população para medidas que devem ser tomadas antes, durante e depois das chuvas e como identificar possibilidade de deslizamentos; previsão é de intensificação das chuvas nos próximos dias

As chuvas que atingem Jaguaré nos últimos dias apresentaram maior intensidade na sexta-feira, 02 de dezembro, e a previsão é de que o tempo chuvoso se mantenha. A Defesa Civil do município orienta os moradores para que estejam atentos dentro e fora de casa e alerta para cuidados para períodos de estiagem, durante e depois das tempestades. Neste sábado, 03, houve o deslizamento de terra com o desabamento de uma casa no Bairro Palmital.


A Defesa Civil alerta que antes de deslizamentos acontecerem surgem falhas no terreno, podendo ocorrer alguns efeitos físicos como: emperramento de portas ou janelas; aparecimento de rachaduras novas no reboco, concreto, tijolos ou fundações; rachaduras antigas se alargam; paredes externas e calçadas começam a se afastar do prédio; cercas, muros, postes e árvores se inclinam ou se movem; aparecem água e protuberâncias na base de encostas; aparecem fendas e depressões no terreno; rachaduras nas paredes das casas; inclinação de tronco de árvores, de postes e o surgimento de minas d’água. Ocorrendo um desses sinais, a Defesa Civil deve ser imediatamente acionada.

A Prefeitura de Jaguaré desenvolve trabalho periódico de observação e orientação a moradores, além de obras necessárias para reduzir os impactos que venham a ser causados pelas chuvas. Porém, é importante que a população tome precauções para evitar acidentes. A Coordenação Defesa Civil do município orienta os moradores quanto à medidas que podem minimizar os problemas.

Antes da chuva/períodos de estiagem

Antes da chuva começar ou voltar os moradores devem procurar não lançar lixo e entulho nas ruas para ajudar a manter bueiros limpos para prevenir o risco de entupimento durante o período da chuva. Sempre que possível, adiar a saída de casa, a pé ou de carro, durante o temporal.

Durante a chuva

Retirar aparelhos elétricos da tomada, para evitar risco de curto-circuito ou o princípio de incêndio. No caso de tempestade de raios, deve-se evitar o uso de aparelhos como telefone celular - principalmente conectado à tomada, chuveiro, secador e outros. Neste período de natal deve-se desligar as decorações luminosas ao sair de casa e durante a chuva. Caso o nível da água suba ou entre na casa, colocar os móveis em superfície elevada, e retirar alimentos e documentos das prateleiras mais baixas.

Na rua, motoristas devem redobrar a atenção: diminuir a velocidade, faróis devem ser ligados e as leis de trânsito devem ser estritamente observadas. Caso a visibilidade da estrada fique prejudicada, o correto é parar o carro no acostamento, longe de árvores e fora das estruturas metálicas de postos de gasolina por causa do risco de queda. Também deve-se estar atento ao nível da água nos pneus. O limite é o meio da roda do carro. Se passar desse nível, o carro deve ser parado assim que for possível com as janelas pela metade, mesmo com chuva, para facilitar a saída do veículo caso necessário. A Defesa Civil orienta que pedestres e motoristas não passem por áreas alagadas, pois, buracos podem ter sido abertos durante a chuva.

Após a chuva

Fazer a limpeza de objetos e cômodos onde tenham entrado água para evitar doenças. Se possível, também deve-se fazer uma avaliação séria do terreno onde a casa está situada e solicitar apoio dos órgãos competentes.

A população de Jaguaré pode acompanhar os avisos da Defesa Civil local no site da Prefeitura e, em caso de emergência, deve ligar para 199, que funciona 24 horas. Para receber alertas em casos de chuvas, frentes frias, tempestades e alagamentos, a Defesa Civil envia notificação pelo celular através de SMS. Para se cadastrar, basta enviar o CEP do local de residência para 40199.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Jaguaré


Postagem Anterior Próxima Postagem