Chuva no ES: barragem corre risco de romper em Colatina e moradores são orientados a deixar região


Barragem fica na localidade de Alto Baunilha e a enxurrada de um possível rompimento pode invadir casas da população que mora às margens do Rio Baunilha.

Barragem que corre o risco de romper em Colatina, ES — Foto: Reprodução/Redes sociais

A Defesa Civil de Colatina, Noroeste do Espírito Santo, emitiu neste domingo (4) um alerta para o risco de rompimento de uma barragem de água entre as localidades de Alto Baunilha e Baunilha. O órgão orientou que a população que mora abaixo da vazante da barragem ou próximo das margens do Rio Baunilha deixem a região e se abriguem em locais seguros. Caso a barragem entre em colapso, a enxurrada pode atingir as casas dos ribeirinhos.

O alerta foi publicado nas redes sociais. No comunicado, a Defesa Civil informou que, devido ao acumulado de chuva dos últimos dias, a barragem apresentou instabilidade e encontra-se em estado crítico, com risco iminente de rompimento.

Caso a barragem estoure, a população ribeirinha da Vila de Juquita, do distrito de Baunilha e de toda margem do Rio Baunilha pode ser afetada, por isso a orientação para que os moradores saiam de casa com documentos pessoais e outros itens importantes.

Em caso de emergência, a população de Colatina pode entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone (27) 99883-0305.

Chuva no ES

Rua alagada em Cariacica, ES — Foto: Reprodução/TV Gazeta

Até a manhã deste domingo (4), a chuva que atinge o Espírito Santo há mais de uma semana já havia deixado 4.051 pessoas fora de casa em todo o estado, segundo a Defesa Civil estadual. Colatina, no Noroeste do estado, e Cariacica e Serra, na Grande Vitória, são os municípios onde mais havia chovido nas últimas 24 horas.

O Instituto Nacional de Meteorologia enviou neste domingo dois alertas de chuva para o Espírito Santo. Os alertas são "laranja", o segundo em uma escala de três, para perigo de acumulado de chuva e "amarelo", o primeiro na escala, para perigo potencial de chuvas intensas. Os alertas são válidos até às 10h da manhã de segunda-feira (5).

Dos 78 municípios capixabas, apenas quatro do extremo Sul do Espírito Santo (Apiacá, Bom Jesus do Norte, Marataízes e Presidente Kennedy) não receberam o alerta laranja.

Já o alerta amarelo é válido em 11 municípios do Sul: Apiacá, Atílio Vivacqua, Bom Jesus do Norte, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Itapemirim, Marataízes, Mimoso do Sul, Muqui, Presidente Kennedy e São José do Calçado. Em alguns municípios, os dois alertas estão em vigor.

Fonte: G1 ES


Postagem Anterior Próxima Postagem