Fotógrafa do ES registra neta que nasceu empelicada: 'Momento único e cheio de amor'

Bebê nasce empelicado e supreende avó — Foto: Jana Brasil

Quando a pequena Elisa veio ao mundo, na última segunda-feira (19), a câmera de sua avó materna já estava preparada para registrar esse momento especial. O que a fotógrafa Jana Brasil, de 50 anos, não esperava era que sua netinha nasceria empelicada, ainda dentro da bolsa amniótica, e deixaria toda a família emocionada.

“Um dia para ficar para sempre na minha memória, um sentimento inexplicável ver minha filha ali na sala, recebendo minha neta. Ali, senti que realmente minha profissão é um milagre de Deus”, contou a profissional em entrevista à CRESCER. Natural de Vila Velha (ES), Jana disse que entrou êxtase ao vivenciar esse momento. “Ainda brinquei antes do parto: 'Só falta ela nascer empelicada para fazer a avó desmaiar”’, revelou a fotógrafa.

Não é a primeira vez que Jana fotografa o parto da filha Thais Oliveira de Alencar Caetano, de 30 anos. Quando sua neta Ísis, hoje com 3 anos, nasceu, a profissional também estava na sala de parto com sua câmera na mão. “Eu não queria fotografar. Queria viver meu momento de avó e até mesmo sair nas fotos, porque quando estamos fotografando, não aparecemos, mas a minha filha não aceitou que eu chamasse outra pessoa. Queria que fosse eu, a avó, mas mesmo assim levei uma amiga e ela me registrou fotografando”, lembrou a capixaba.

Já no nascimento da segunda netinha, Jana já estava decidida que iria fotografar esse momento especial. Dessa vez, ela também convidou uma amiga para acompanhá-la, porém, seus planos acabaram não saindo como o esperado. “Minha filha teve que fazer uma cesárea dia 19/12 e uma grávida que eu faria as fotos também teve que fazer uma cesárea, então, precisei de uma pessoa para fazer as fotos dela, pois eu estaria com minha filha, e a minha amiga foi ficar com ela. Enfim, registrei tudo sozinha e com uma equipe na qual eu já trabalho há sete anos. Um momento único e cheio de amor em todos os sentidos”, relatou.

A pequena Elisa veio ao mundo por meio de uma cesárea — Foto: Jana Brasil

A gravidez da caçula Elisa foi uma surpresa para Thais. Ela estava de malas prontas para morar na Austrália e quatro dias antes descobriu que estava grávida. A gestante chegou a viajar, mas como suas despesas médicas não seriam cobertas pelo plano, ela decidiu voltar. Thais teve uma gravidez saudável, porém, no início, foi um pouco conturbada, já que não estava no Brasil. No dia do parto, ela ainda teve uma atonia uterina, falta de contração do útero, porém foi só um susto e logo a mãe se recuperou.

Thais, Elisa e Jana — Foto: Arquivo Pessoal

No momento em que Elisa nasceu, todos ficaram em silêncio e Thais chegou a ficar um pouco preocupada, pois não conseguia ver a filha, devido ao pano que estava na frente. “O anestesista falou: ‘Calma, mãe, você terá uma surpresa! Eu só sabia chorar", disse a jovem. "Graças a Deus minha mãe estava lá e pôde registrar cada segundo para eu ver”, acrescentou.
Elisa foi fotografada pela avó — Foto: Jana Brasil

Para Thais, a presença da mãe em seus dois partos foi fundamental. “Foram momentos únicos que ela presenciou junto comigo. Isso não tem preço”, destacou. Agora, a jovem mãe está enfrentando novamente o momento do pós-parto. “É uma caixinha de surpresa. Cada dia uma coisa diferente, mas são fases e vão passar. Hoje, estou no meio de uma apojadura e só Deus sabe o quanto é doloroso”, desabafou.

Fotógrafa premiada!

Jana é uma fotógrafa reconhecida internacionalmente. Em 2020, ela foi uma das ganhadoras do prêmio internacional de fotografia, 2020 Birth Photography Image Competition, realizado pela IAPBP - International Association of Professional Birth Photographers, uma das mais respeitadas associações de fotografia de partos dos Estados Unidos e do mundo. E a foto vencedora foi a de um bebê empelicado

A capixaba começou sua carreira em 2015. “Na minha cidade, eles não aceitavam fotógrafos nos hospitais e era um sufoco poder registrar, mas isso cada vez mais me motivava”, afirmou. Logo depois, a profissional conseguiu fazer parte do grupo de gestantes de um obstetra e, hoje, trabalha com a equipe do médico.

Em 2021 e 2022, Jana foi convidada para ser juíza do concurso da IAPBP e, em maio de 2022, foi palestrante também pela mesma instituição. Neste ano, em novembro, a avó recebeu um novo convite. “Fui convidada pela Lacey Barratt, uma fotógrafa Australiana a compor a bancada de juízes da Associação de Partos na Austrália (Exposing Birth), onde escolhemos o fotógrafo do ano de 2022", contou a profissional.

No próximo ano, Jana pretende ir para a Austrália e ficar um ano no país para se especializar ainda mais nas fotografias de parto. Quanto ao registro da pequena Elisa, ela já está pensando em inscrever a foto em prêmios internacionais.

Entenda o parto empelicado

Na maioria dos casos, o saco amniótico se rompe durante o trabalho de parto, pouco depois de a mulher sentir as primeiras contrações. Porém, em algumas situações raras, isso não acontece e o bebê nasce ainda envolto pela fina, mas resistente membrana que o manteve imerso em líquido amniótico durante os nove meses de gestação. Os partos que ocorrem dessa maneira são conhecidos como empelicados e estima-se que aconteçam 1 vez a cada 80 mil nascimentos.

Segundo a ginecologista e obstetra Paola Fasano, do Hospital e Maternidade São Luiz, em São Paulo, os médicos ainda não sabem explicar quais fatores levam a esse tipo de parto, mas ele não traz nenhum risco, nem para a mãe nem para o filho. Muito pelo contrário, tanto a bolsa quanto o líquido amniótico protegem o bebê das contrações muito fortes do útero, diminuindo os riscos de traumas por meio do canal vaginal.

Os partos empelicados podem ocorrer também durante cesáreas e são desejados pelos médicos quando a mãe tem alguma doença infecciosa, como HIV, pois o saco amniótico impede o contato direto do bebê com o sangue materno. Em diversas culturas e relatos que vêm desde os tempos medievais, nascer dentro do saco amniótico é considerado um sinal de boa sorte para o bebê.

Fonte: Crescer



Postagem Anterior Próxima Postagem