Golpistas tentam vender ingressos pelo Twitter para shows de bandas que não existem mais

Golpista oferecendo ingresso para o show do The Velvet Underground. — Foto: Reprodução

A banda norte-americana The Velvet Underground se reuniu pela última vez em 1996, mas se um usuário do Twitter procurar por ingresso para assistir a um show ainda nesta semana, é possível encontrar.

Não é algo tão incomum: golpistas usam a rede social para tentar vender ingressos para shows de bandas que não existem mais. Veja a seguir.

Nesta quinta-feira (15), um usuário postou brincando que estava procurando um ingresso para um show da cantora Fiona Apple em São Paulo; a brincadeira teve respostas de usuários tentando repassar a entrada para um show da cantora --que não sobe aos palcos desde 2012.

Por volta de 17h30, a reportagem do g1 postou que estava procurando ingressos para um show fictício da banda The Velvet Underground com a cantora Nico. A banda formada em Nova York se apresentou junta pela última vez em 1996 (leia mais abaixo).

A cantora Nico morreu em 1988, e Lou Reed, vocalista do The Velvet Underground, faleceu em 2013, mas, ainda assim, um usuário chamado Rafael Souza estava vendendo ingressos para um show da banda ressuscitada pela reportagem. Por mensagem, o perfil informou que tinha ganhado o ingresso, mas não poderia comparecer ao suposto show, disse ainda que, por conta disso, não venderia o ingresso por um valor alto. Ele, então, sugeriu que a reportagem falasse qualquer valor.

O g1 ofereceu R$ 100 pelo ingresso.

Logo depois ele parou de responder e pediu que a reportagem fornecesse um WhatsApp para continuar com a venda. A reportagem passou um número e um telefone comercial, de São Paulo, entrou em contato.

Golpista oferecendo ingresso para o show de uma banda que não está em atividade. — Foto: Reprodução

Segundo ele, o ingresso era para o setor pista e teria um show de abertura.

Ele insistiu que fosse passado um e-mail para a transferência do ingresso e passou a chave do pix no nome de uma outra pessoa. O g1 pediu que ele encaminhasse um print do ingresso - para o show do The Velvet Underground - e o golpista sinalizou que mandaria somente se metade do pagamento fosse realizado.

A reportagem insistiu no print e ele parou de responder.

Golpe ingresso Velvet Underground. — Foto: Reprodução

O perfil @rafa_souzalll anuncia a venda de ingressos para diversos shows diferentes. Ele até apareceu afirmando que tinha ingressos para o show da cantora Chuu, expulsa do grupo sul-coreano Loona, em um fórum regional de causas trabalhistas, em resposta a uma brincadeira feita por um internauta.


Golpista tentando repassar ingressos para um show inexistente. — Foto: Reprodução

A arquiteta Larissa Mesquita, de 24 anos, postou que estava procurando ingressos para um show da banda inglesa Kero Kero Bonito. O suposto show aconteceria neste sábado (17), em Teresina, no Piauí. Alguns minutos depois, o perfil @biakkkkandrade mandou uma mensagem, informado que tinha ingressos disponíveis.

Assim como Rafael, o perfil perguntou quanto a vítima estaria disposta a pagar pelo ingresso e insistiu pela transferência do valor.

Ela passou uma chave de pix no nome de outra pessoa e encaminhou a foto de um documento de identificação em outro nome, quando questionada sobre a quem pertencia os dados, afirmou que a chave do pix era de um familiar, mas não respondeu referente ao documento.

"Eu pedi a foto do ingresso, mas ela não mandava. Ela insistiu tanto pelo pagamento que até eu comecei a acreditar nesse show inventado por mim mesma. Pedi novamente pela foto do suposto ingresso e ela parou de responder".

Perfil tentando vender ingresso de show inexistente em rede social. — Foto: Reprodução

O mesmo perfil tentou vender um ingresso para o show do cantor The Weeknd, que acontece em outubro de 2023, para a reportagem pelo valor de R$ 375.

Ressuscitando o Lou Reed para tocar em SP

Conta do Twitter diz que tem ingresso para o show do Lou Reed — Foto: Reprodução

Pedro Muriel, vocalista da banda Two Internet Ghosts, procurou ingressos para um suposto show do cantor Lou Reed, que faleceu em 2013, e recebeu uma mensagem de uma usuária, garantindo que não era cambista, informando que tinha o ingresso disponível.

Depois, o perfil @0212_caca trocou o nome do perfil para @oliveira_caca02 e trancou a conta.

Bot golpista vendendo ingresso para um show do Lou Reed. — Foto: Reprodução/ Pedro Muriel

Mais perfis vendendo ingressos falsos

Um outro usuário postou que estava procurando ingressos para o show do The Knife, um duo sueco de música eletrônica que parou as atividades no ano de 2012. Ele recebeu uma resposta do @pietro_dixzzs que informou que tinha entradas para o suposto show.

O mesmo perfil também tenta repassar ingressos para o show da banda Bring Me The Horizon, que realmente vai acontecer na sexta (16) e está com entradas esgotadas.

Bot golpista tentando repassar ingressos para o show da banda Brig Me the Horizon. — Foto: Reprodução/ Twitter

O g1 rastreou ao menos 8 perfis que utilizam a mesma técnica para tentar aplicar golpes.

O perfil da @isabelly_olive0, por exemplo, também aparece vendendo ingressos para o show do The Weeknd que realmente vai acontecer e está com ingressos esgotados. Ela também oferece ingressos para shows que não estão marcados, como da cantora Sky Ferreira, por exemplo.

O g1 procurou o Twitter para comentar sobre o caso, mas até a publicação desta reportagem não teve retorno.

Velvet Underground

O The Velvet Underground foi formado em Nova York em 1964 - com outro nome - com o cantor e guitarrista Lou Reed, o multi-instrumentista John Cale, o guitarrista Sterling Morrison e o baterista Angus MacLise. Em 1965, Moe Tucker entrou na banda no lugar de MacLise, no mesmo, a banda conheceu o artista Andy Warhol.

Andy virou empresário da banda e foi responsável por desenhar a capa de estreia do The Velvet e apresentar a cantora Nico ao grupo. Juntos, eles gravaram um dos discos mais importantes da história da música, lançado em 1967. Em 1995, Sterling Morrison morreu. O grupo se reuniu pela última vez em 1996, quando a formação clássica da banda foi introduzida no Rock and Roll Hall of Fame com Lou Reed, Tucker e Cale, na cerimônia o trio cantou "Last Night I Said Goodbye to My Friend", escrita em homenagem a Morrison.

Fonte: G1


Postagem Anterior Próxima Postagem