Prefeitura de Jaguaré prepara ações emergenciais para transtornos causados pela chuva


São 27 pontos considerados críticos no município, com casos de erosão de terra, deslocamento de manilhas, alagamentos, deslizamentos, queda de barreiras e rompimento de barragens são alguns dos problemas causados pelos temporais; continuidade do período instável leva Prefeitura a manter monitoramento constante e preparar ações de emergência

A Prefeitura Municipal de Jaguaré, por meio da Secretaria de Planejamento Urbano e a Coordenadoria de Defesa Civil municipal monitora ininterruptamente os pontos em que ocorreram danos motivados pelas fortes chuvas que atingem o município desde a última semana. O acompanhamento diário de precipitação do Serviço Autônomo de Água e Esgoto – Saae do município, mostra que do dia 15 de novembro até esta terça-feira, 05, Jaguaré apresenta um acumulado de 564,7 milímetros.

Conforme levantamento da Defesa Civil municipal esse volume de água causou transtornos e prejuízos para a população em diversas localidades do município. Foram registrados deslizamentos de terra em diversas localidades e o desabamento de uma casa no Bairro Palmital. Outra situação que preocupa as autoridades foi a queda de uma ponte em Cachimbal, na estrada que faz a ligação com a Rodovia Dom José Dalvit.

Resposta imediata

O prefeito Marcos Guerra visitou as principais áreas afetadas durante o final de semana acompanhado do coordenador da Defesa Civil, Sérgio Rubens de Farias e do secretário municipal de Transportes, Olávio Bernardo. Para o prefeito a situação exige medidas emergenciais.

“Estamos visitando os lugares mais prejudicados pelas chuvas e estamos atentos com a gravidade. A previsão é de continuidade do tempo chuvoso para os próximos dias e estamos estudando a adoção de medidas que atendam de forma emergencial ao retorno da normalidade no município para voltarmos imediatamente à normalidade”, ressaltou Marcos Guerra.

Diversas estradas sofreram graves inundações, como é o caso de trecho da estrada do Devens, sentido Barra Seca Velha, estrada do Cachimbal sentido BR 101, estrada da Gorete, estrada que liga Comunidade do Giral a São Braz e a que liga Jaguaré a Barra Seca Velha, no Córrego do Jundiá.


Transtornos

Ao todo são 27 pontos no município considerados críticos com a ocorrência de diversos problemas, entre eles, erosão de terra e queda de manilhas, muitos alagamentos causando restrição total de trânsito de veículos, deslizamentos em vários pontos, queda de barreiras e rompimento de barragens.

Para evitar problemas maiores e minimizar os transtornos para a população, o Saae, faz a retirada de entulhos, galhadas e lixo jogado indevidamente nas ruas. A Prefeitura de Jaguaré estuda outras ações para os próximos dias. A previsão de chuva continua para esta semana e para informar situações de emergência deve-se ligar para 193 do Corpo de Bombeiros.


Fonte: PMJ


Postagem Anterior Próxima Postagem