Richarlison tem nome gravado na Calçada da Fama do esporte capixaba

CBF e Sesport

Em uma manhã recheada de homenagens e emoção, personalidades do esporte capixaba ganharam ainda mais notoriedade perante ao Espírito Santo. A Secretária de Esportes e Lazer (Sesport) promoveu, nesta quarta-feira, a cerimônia de inauguração da turma de 2022 da Calçada da Fama do ES.

Entre nomes como Geovanna Santos, da ginástica rítmica, Esquiva Falcão, do boxe, Pierre, do beach soccer, também estava o do atacante Richarlison, que atua no Tottenham Hotspur e foi artilheiro da Seleção Brasileira na Copa do Mundo do Catar.

O Pombo não pôde estar presente, já que após a Copa do Mundo seguiu para a Inglaterra. Porém, o jogador foi representado pelo irmão caçula Antônio Filho, de 18 anos, que veio de Nova Venécia especialmente para a solenidade.

- O Richarlison pediu que eu viesse aqui representá-lo. Ele é capixaba, veio daqui e ficou muito feliz pelo reconhecimento do Estado - contou o irmão do jogador da Seleção Brasileira, ao site do Governo do ES.

Antônio Filho, irmão caçula de Richarlison — Foto: Jordan Andrade/Sesport

Geovanna e Esquiva agradecem reconhecimento

Além de Richarlison, Geovanna, Esquiva e Pierre, Alexandra Nascimento (handebol), Bruno Conde (karatê), Duda Brasil (beach soccer), Loiola (vôlei de praia), e Patrícia Pereira (natação paralímpica) também foram contemplados com a estrela na calçada da fama da Sesport, situada em Bento Ferreira, em Vitória.

Em cada discurso após a entrega da placa de reconhecimento, o sentimento de gratidão era evidente. Os atletas reforçaram a alegria em ter o nome marcado na história do esporte do Estado.

Geovanna Santos, da ginástica rítmica — Foto: Jordan Andrade/Sesport

A multicampeã da ginástica, Geovanna Santos, contou sobre a sensação de ser homenageada em um dos eventos mais importantes do esporte capixaba.

- Fico muito feliz. Isso registra o meu nome e confirma meu trabalho em todos esses anos na ginástica. A minha caminhada está sendo evidenciada e fica registrada para inspirar novas gerações - disse em entrevista ao portal A Gazeta.

A atleta, que esteve na Olimpíada de Tóquio, em 2021, e é dona de duas medalhas de ouro no Pan-Americano de sua modalidade, afirmou que a responsabilidade em carregar a bandeira do Espírito Santo ao redor do mundo irá aumentar.

- Cada vez que você consegue uma homenagem ou um título, todo mundo espera muito mais de você. Então as cobranças podem aumentar, mas vou estar preparada para isso - frisou Geovanna.

O boxeador Esquiva Falcão, líder do ranking mundial de boxe, destacou a felicidade em estar sendo homenageado na nova Calçada da Fama.

- É um reconhecimento que não é só para mim, mas para toda a família Falcão. Meu aniversário foi em 2 de dezembro e acabou se tornando um ‘presentão’ para mim - disse.

Esquiva Falcão, boxeador capixaba — Foto: Jordan Andrade/Sesport

Falcão também frisou a importância de incentivos no esporte ao redor do Estado.

- Sempre digo que a primeira opção que uma criança tem é a escola e a segunda é o esporte. O esporte salva-vidas. Eu vim da periferia, lá de Jacaraípe, na Serra, e acredito que o investimento no esporte deveria ser um dos principais aqui no Estado. É muito talento, mas pouco investimento - avaliou o pugilista.

Esquiva, além de atual líder do ranking mundial de sua categoria, quebrou o jejum de 44 anos do Brasil sem subir ao pódio do boxe em Olimpíadas. Em 2012, o capixaba conquistou a medalha de prata em Londres. Agora ele se prepara para outra disputa de nível mundial, onde irá disputar o cinturão do peso-médio (até 72,6 kg).

Calçada da Fama do Esporte Capixaba

Calçada da Fama do Esporte Capixaba — Foto: Jordan Andrade/Sesport

Os quatro atletas integrantes da turma de 2022 vão se juntar aos outros 20 homenageados nas edições anteriores da Calçada da Fama. Na edição 2019, foram homenageados Alison Cerutti (vôlei de praia), Buru (futebol de areia), Daniel Mendes (paratletismo), Fábio Luiz (vôlei de praia), Frank Brown (voo livre), Geovani Silva (futebol), Julietty Tesch (vela), Neymara Carvalho (bodyboarding), Nilo Etinne Duarte – in memoriam (futsal) e Tayanne Mantovanelli (ginástica rítmica).

Na de 2020, Adalberto Rodrigues (tênis em cadeira de rodas), Anderson Varejão (basquete), Fontana – in memoriam (futebol), Natália Gaudio (ginástica rítmica) e Paulo André Camilo (atletismo).

Na última edição, em 2021, as personalidades eternizadas foram Alexandra Nascimento (handebol), Bruno Conde (karatê), Duda Brasil (futebol de areia), Loiola (vôlei de praia) e Patrícia Pereira (natação paralímpica).

Fonte: Ge



Postagem Anterior Próxima Postagem