Saiba até quando deve chover no Espírito Santo, segundo o Incaper


Preocupados com os estragos e desastres provocados por chuvas intensas em diversas localidades do Espírito Santo, ainda não é o momento dos capixabas pensarem em abandonar o guarda-chuva.

De acordo com o meteorologista Hugo Ramos, do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), é possível esperar que as chuvas continuem no Estado até a próxima terça-feira (06).

Segundo as análises preliminares da Coordenação de Meteorologia do Incaper, elas devem ocorrer de forma intermitente, ou seja, em alguns momentos do dia.

Sobre as causas do grande volume de água, o especialista explicou que, nos últimos dias, as condições meteorológicas no Espírito Santo são influenciadas pela Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que consiste em uma banda de nebulosidade semi-estacionária, a qual se estende desde o sul da Amazônia, passando pela região Centro-Oeste e prolongando-se para o Oceano Atlântico.

Com a ZCAS, são acarretadas chuvas, que podem ser intensas e que resultam em volumes expressivos, se comparadas à média climatológica do mês.

Para fazer uma comparação com anos anteriores, Ramos afirmou que inicialmente é preciso ter em mente que o mês de novembro faz parte do período de chuvas do Espírito Santo, sendo o segundo mês mais chuvoso na maioria das cidades capixabas.

“A maior parte das Regiões Nordeste, Serrana, Sul e Grande Vitória, assim como as áreas mais elevadas de Ecoporanga e Água Doce do Norte, apresentam acumulados de 200 milímetros ou mais, em um mês de novembro típico. As demais áreas do estado registram uma altura de chuva que fica entre 150 e 200 mm. Levando em conta os maiores acumulados ocorridos até agora, diga-se que em algumas localidades, o volume de chuva superou o dobro da média nestas localidades”, explicou.

Boletim Extraordinário da Defesa Civil

De acordo com atualização do Boletim Extraordinário da Defesa Civil, das 11h desta quinta-feira (01), o município de Fundão registrou o maior acúmulo de chuva nas últimas 24 horas no estado (209.2mm).

Em seguida, os maiores registros foram nas cidades de Viana (170.2 mm), Santa Leopoldina (145.16 mm), Cariacica (123.78 mm) e Ibiraçu (120.41 mm).

Em relação aos alertas, há sete municípios em alto risco de deslizamentos de terra e alagamentos, que são: Fundão, Serra, Ibiraçu, Aracruz, Santa Leopoldina, Cariacica e Viana.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu novo alerta na cor laranja nesta quinta-feira (01), de perigo para chuvas intensas. O aviso está válido até às 10h desta sexta-feira (02).

Todos os 78 municípios capixabas foram classificados com o alerta laranja e correm risco de chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora ou 100 mm/dia, além de ventos intensos de 60 a 100 km/h.

Há também risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Fonte: Folha Vitória


Postagem Anterior Próxima Postagem