Vaticano declara mineira assassinada aos 20 anos como beata brasileira

Cerimônia de beatificação de Isabel Cristina é realizada em Barbacena — Foto: Thaís Fullin/TV Integração

Aconteceu neste sábado (10) a celebração oficial de beatificação de Isabel Cristina em Barbacena. A brasileira foi brutalmente assassinada aos 20 anos em 1982, na cidade de Juiz de Fora, por um homem que montava um guarda-roupa na casa dela.

Esta foi a segunda beatificação realizada no Brasil este ano. De acordo com a Conferência Nacional dos Bispos, o país tem 54 beatos e beatas.

Em outubro de 2020, ela teve o martírio reconhecido pelo Papa Francisco, mas devido à pandemia, a solenidade ocorre mais de dois anos depois.

Cerimônia

A cerimônia começou às 10h, com uma missa presidida por Dom Cardeal Raymundo Damasceno Assis, no Parque de Exposições Senador Bias Fortes. Cerca de 10 mil pessoas estiveram presentes.

O cardeal representou o papa Francisco, leu a carta apostólica com a mensagem do Vaticano e declarou Isabel Cristina como beata brasileira. Também foi apresentada uma imagem da jovem, pintada por uma artista mineira.

Mais tarde, às 15h, fiéis participaram da missa em Ação de Graças pela beatificação no Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora da Piedade, presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos.

Os restos mortais da beata foram transportados da Capela dos Sagrados Corações de Jesus e Maria para o Canto do Te Deum, no Centro da cidade.

Quem foi Isabel Cristina?

Isabel Cristina Mrad Campos, Serva de Deus que será beatificada em Barbacena — Foto: Paróquia Nossa Senhora da Piedade/Divulgação

Isabel Cristina Mrad Campos nasceu em 29 de julho de 1962, em Barbacena. Filha de José Mendes Campos e Helena Mrad Campos, ela se mudou para Juiz de Fora em 1982, para fazer um curso pré-vestibular para medicina.

No dia 1º de setembro do mesmo ano, um homem contratado para montar um guarda-roupa no apartamento onde ela morava com o irmão, tentou violentá-la. Isabel enfrentou à violência, mas foi golpeada por uma cadeira na cabeça, amarrada, amordaçada e teve as roupas rasgadas. Como resistiu ao estupro, ela foi morta com 15 facadas, aos 20 anos.

Conforme a Arquidiocese de Mariana, Isabel tinha uma vida normal, estudava, namorava e participava de festas, mas tinha uma vida de oração, era dedicada à Igreja Católica e sonhava em ser pediatra para ajudar crianças carentes.

A forma como foi morta, mas sobretudo como viveu, motivou um grupo de pessoas a entrar com o pedido do processo para a beatificação da mineira.

Como Isabel foi batizada e fez a Primeira Comunhão na Matriz da Piedade de Barbacena, pela ligação afetiva dos pais dela com a paróquia, foi decidido que os restos mortais ficariam no Santuário da Piedade.

Processo de beatificação

Espaço dedicado à memória da Serva de Deus Isabel Cristina na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Piedade, em Barbacena — Foto: Paróquia Nossa Senhora da Piedade/Divulgação

A solicitação para a abertura do processo de beatificação foi aceita por Roma em 2001, quando foi instalado o procedimento na Arquidiocese de Mariana e Isabel Cristina recebeu o título de Serva de Deus.

O processo foi conduzido por um Tribunal Eclesiástico instituído por Dom Luciano, que colheu depoimentos de quase 60 pessoas, reunindo documentos, ouvindo testemunhos, para formalizar o procedimento

Depois de oito anos de estudos e pesquisas, em 2009, os restos mortais de Isabel foram transferidos para o Santuário de Nossa Senhora da Piedade e, logo após, em 1º de setembro daquele ano, o arcebispo emérito de Mariana, Dom Geraldo Lyrio Rocha, encerrou o processo ao nível arquidiocesano.

Em outubro de 2020, o Papa Francisco reconheceu o martírio de Isabel Cristina. A morte violenta foi considerada pelos católicos como um martírio e os fiéis compararam a jovem à santa Maria Goretti, que também morreu lutando contra o agressor dela.

O túmulo dela fica no Santuário de Nossa Senhora da Piedade, em Barbacena, e recebe muitas visitas de fiéis, devotos da Serva de Deus, rezam para ela e pedem graças.

Linha do tempo do processo de beatificação de Isabel Cristina
  • 26 de janeiro de 2001: a solicitação para o processo de beatificação foi aceita por Roma, e Isabel Cristina recebeu do Vaticano o título de Serva de Deus.
  • 1º de setembro de 2009: foi encerrado no Santuário de Nossa Senhora da Piedade, em Barbacena, o processo de beatificação da Serva de Deus Isabel Cristina Mrad Campos, na fase arquidiocesana.
  • 27 de outubro de 2020: o Papa Francisco autorizou que o prefeito da Congregação das Causas dos Santos, Dom Marcello Semeraro, promulgasse decreto reconhecendo o martírio de Isabel Cristina.
  • 10 de dezembro de 2022: celebração solene com o rito de beatificação presidida pelo Prefeito do Dicastério da Causa dos Santos, o Eminentíssimo Senhor Cardeal Marcello Semeraro.

Oração pela beatificação

"Pai, Filho e Espírito Santo, adoramos-Vos e bendizemos-Vos, pela força e coragem que dais a muitos de vossos filhos.
Há tantas almas generosas, que nos elevam pelo seu exemplo!
Sede louvada, Trindade Santa, na pessoa da Serva de Deus Isabel Cristina, que deu a vida em defesa de sua pureza e virgindade.
Dai-nos a graça de imitá-la e, se for de Vosso agrado, concedei-lhe a honra dos altares, como recompensa de sua oblação. Assim seja!"

Fonte: G1


Postagem Anterior Próxima Postagem