Como cuidar da pele no verão? Confira 5 dicas simples e eficazes

Além do uso constante do protetor solar, dermatologista explica que é preciso cuidar da alimentação e prevenir doenças de pele típicas da estação mais quente do ano

Foto: Reprodução/Freepik - @pvproductions

Dias de chuva intercalados com outros de sol. O verão chegou há pouco mais de uma semana e junto com ele as temperaturas mais altas e e os raios solares intensos. Portanto, é preciso redobrar os cuidados com o maior órgão do corpo humano: a pele!

É exatamente nessa época do ano que a pele fica mais vulnerável. Segundo a dermatologista Thayla Campostrini, o protetor solar, então, torna-se o maior aliado no combate aos efeitos da radiação solar.
“O protetor solar deve ser o melhor amigo nessa estação, até mesmo em dias nublados. Isso porque os raios solares podem provocar queimaduras, envelhecimento precoce da pele, melasma e, até mesmo, aumentar o risco de câncer", explica.

Além disso, a especialista orienta evitar tratamentos com laser ablativos (que removem a superfície da pele) e peelings mais profundos neste período do ano. “É importante consultar um dermatologista para se certificar sobre quais tratamentos são seguros para esta época.”

Doenças de pele

Caprichar na alimentação e prevenir doenças de pele que surgem por causa do excesso de calor e de umidade, como as micoses, por exemplo, são pontos que também ajudam a manter uma pele mais bonita e viçosa.

“A micose, por exemplo, pode atingir a pele, as unhas e até o couro cabeludo. Para tentar evitar a condição, a dica é secar bem as dobras do corpo, como axilas, virilhas e entre os dedos dos pés, após o banho”, disse a dermatologista.
Pele negra também precisa de protetor solar

Engana-se quem acha que a pele negra não precisa de protetor solar. Muito pelo contrário! Por possuir uma concentração maior de melanina, responsável pela pigmentação da pele, necessita de cuidados especiais.

Especialistas explicam que, por esse motivo, pode levar a quadros de melasma e hiperpigmentação.

Foto: Reprodução

Então, qual o melhor protetor? Como escolher? O ideal é que o produto tenha cor.

Além de proteger contra os raios UVA e UVB, a pigmentação protege a pele da luz visível, também emitida pelo sol. A cor, portanto, funciona como uma barreira física.

E qual o fator de proteção escolher? A Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda que deve ser a partir de 30 para o rosto.

Confira 5 dicas simples para manter a pele saudável no verão

1. Protetor solar: Melhor amigo durante todo ano e, especialmente, no verão, o protetor deve ser usado diariamente.

O produto deve ser aplicado meia hora antes da exposição ao sol. É importante não esquecer de espalhar uniformemente pelo corpo, dando atenção especial para mãos, pescoço, nuca, orelhas e pés.

2. Roupas e acessórios

A recomendação da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) inclui um cuidado especial com as roupas utilizadas durante os dias mais quentes.

A indicação é dar preferência a vestimentas e chapéus de algodão nas atividades sob o sol, pois o material bloqueia a maioria da radiação UV.

3. Cuidado com as doenças de pele

A combinação entre sol, areia, praia, piscina e suor em excesso eleva o risco de surgimento de algumas condições como a micose.

Ela pode atingir a pele, as unhas e o couro cabeludo. Para tentar evitar a infecção, a dica é manter a pele seca e fresca.

4. Hidratação por dentro e por fora

No verão, as pessoas transpiram mais, perdendo mais água. Assim, é essencial manter o corpo hidratado. Beber bastante água, sucos naturais, chás gelados e água de coco auxiliam no bom funcionamento do corpo.

Além disso, é preciso dar atenção à hidratação da pele, opções à base de ureia e vitamina E são indicados.

5. Limpeza

O calor excessivo aumenta a oleosidade da pele. Ademais, o acúmulo de sujeiras na superfície do corpo pode causar a obstrução dos folículos, resultando no aparecimento de acne.

Assim, é ideal fazer a limpeza da pele com mais frequência, com uma esfoliação semanal, e usar hidratantes.

Fonte: Folha Vitória

Postagem Anterior Próxima Postagem