Mais de 2.500 internos participam do Enem 2022 no ES


Mais de 2.500 internos do sistema prisional capixaba participam do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) 2022 para Pessoas Privadas de Liberdade (PPL). As provas acontecem nesta terça-feira (10) e quarta-feira (11), nas 34 unidades prisionais do Estado.

Nos últimos meses, escolas ligadas à Secretaria da Educação (Sedu), que funcionam nas unidades prisionais, desenvolveram diversas ações para o melhor desempenho dos alunos no Exame Nacional. A preparação incluiu a maratona de aulas das disciplinas exigidas na prova, entre elas, Matemática, Química, Física, Biologia, Geografia, além de Português, Literatura, Redação, Inglês e Espanhol. Ao todo, 2.551 internos estão inscritos no exame.

De acordo com a gerente de Educação e Trabalho da Secretaria da Justiça (Sejus), Regiane Kieper, o número de inscritos é superado a cada ano. “Consideramos a educação formal uma verdadeira aliada da ressocialização e, a cada ano, temos aprimorado as ações voltadas para a educação no sistema prisional, com melhor estrutura e adaptação de salas de aula e ampliação do quadro de professores e pedagogos. Em 2009, tivemos apenas 36 internos inscritos no Enem. Este ano, são 2.551. Esse aumento é muito significativo, pois indica que temos trabalhado para gerar oportunidades para a população carcerária”, ressalta. 

No segundo semestre de 2022 alcançamos 3.387 internos matriculados no Ensino Fundamental e Médio nas unidades prisionais do Espírito Santo, seguindo a modalidade de Educação para Jovens e Adultos (EJA). A Lei de Execução Penal garante ao interno estudante a remição da pena. Três dias de estudo, somados a 12 horas de aula, permitem reduzir um dia da sentença.

A interna Lorena Ferreira, custodiada no Centro Prisional Feminino de Colatina (CPFCOL), afirma que se preparou para o exame. A unidade prisional realizou aulões para revisar os conteúdos da prova. “Esse é um momento para testar meus conhecimentos e espero alcançar meus objetivos. Minha expectativa é obter uma boa nota e, futuramente, iniciar a graduação em Estética”, diz.

Fonte: Governo ES


Postagem Anterior Próxima Postagem