Vídeos 'sexualizados' de ioga bombam na web e geram críticas de praticantes tradicionais: 'exibicionismo atrás de views'



Mulheres fazem sucesso no TikTok supostamente apresentando movimentos de ioga Foto: Reprodução

O primeiro vídeo que aparece no TikTok em busca com a palavra "yoga" é o de um homem sem camisa ajudando uma mulher deitada no chão a se alongar, com as pernas bem abertas diante dele.

Discussão no TikTok: ioga ou exibicionismo Foto: Reprodução/TikTok

Com uma combinação de elasticidade e sensualidade, a conta no TikTok, originária de Krasnodar (Rússia), já tem mais de 3 milhões de seguidores, o que significa uma boa monetização. Confira abaixo o vídeo citado, com mais de 75 milhões de visualizações:

@__rodnevskay__ ⚠️fake body⚠️fake situation⚠️professionals⚠️ Yoga with boyfriend 🔥 #тасамаяизкраснодара #fyp #спорт #гимнастика ♬ Sua amiga deu - MC Levin

O exemplo, que muitos veem como um material "sexualizado", é citado numa denúncia que ganhou corpo entre usuários da rede, que acusam: vários vídeos que se dizem de ioga parecem mais conteúdo pornô do que tutoriais da prática milenar.

Nikita Desai, uma instrutora de ioga, acusa o algoritmo do TikTok de privilegiar clipes que mostram mulheres flexíveis usando biquínis cavados "travestidas de praticantes de ioga" em vez de vídeos propriamente da disciplina física, mental e espiritual, de acordo com reportagem do "NY Post".

Pia Sweet fazendo ioga: condenada pelos tradicionalistas Foto: Reprodução/TikTok

Nikita Desai: ioga tradicional, sem 'apelação' Foto: Reprodução/Instagram

Uma postagem que aparece no top dos resultados de busca por "yoga" mostra uma mulher com biquíni fio-dental apontando as nádegas para a câmera enquanto supostamente pratica ioga. Para os críticos, o vídeo mistura oportunismo e exibicionismo, atrás de visualizações e curtidas. Vários criticaram a mulher por estar com pouca roupa, alegando que ela estava apenas usando a ioga como uma forma de mostrar o seu corpo para os usuários da rede.

"Eu vejo tudo, menos ioga", alfinetou um usuário da rede.

"Eu faço ioga e visto roupas ao mesmo tempo. Ainda funciona", ironizou outra internauta.

"Não é nem ioga. É apenas alguém em busca de mais seguidores e curtidas", comentou uma terceira.

Eva mostra flexibilidade Foto: Reprodução/TikTok

Outros alvos das críticas mais ferrenhas são tiktokers como Pia Sweet e Eva Martinez, que conquistaram milhões de seguidores praticando poses de ioga com pouca roupa.

Um dos vídeos de Eva, que tem mais de 2,5 milhões de seguidores e diz fazer uma mistura de ioga e twerk (rebolado sexy e rápido), mostra a jovem colocando as pernas atrás da cabeça enquanto exibe um sorriso atrevido. O clipe se concentra na sua virilha.


Fonte: Extra


Postagem Anterior Próxima Postagem