Casal troca maior capital do país pelo campo e cultiva café e pimenta do reino em Jaguaré, norte do ES


Paulista Fábio Nicolau e a esposa, a capixaba Valquíria Pagung, deixaram São Paulo há oito anos para morar em Jaguaré, na Reigão Norte do estado.


O paulista Fábio Nicolau e a esposa capixaba, Valquíria Pagung decidiram mudar de vida há oito anos e saíram de São Paulo, maior capital do país, para viver no campo, em Jaguaré, na Região Norte do Espírito Santo.

A propriedade do casal de 5 hectares e meio tem seis mil pés de café e sete mil de pimenta do reino. A produção atual é de 100 sacas de café conilon por hectare e 18 toneladas de pimenta do reino por ano.

Quando se mudaram para a zona rural os dois não tinham experiência no campo e lembram dos desafios enfrentados antes de alcançarem o patamar atual.

Valquíria Pagung saiu de São Paulo para viver com o marido no interior do ES — Foto: Reprodução/TV Gazeta

"No começo pra gente colar um cano de irrigação era complicado. A gente ia em dois pra tentar colar uma barra na outra pra montar a irrigação da roça. Aí os vizinhos vinham e falavam 'não precisa de dois, é só passar a cola e passar o cano'. A gente não entendia. Eles ficavam meio que rindo da gente, eu acho e deviam pensar 'o que esses paulistas estão fazendo por aqui?’", contou Valquíria.

Depois de alguns anos vivendo no interior, o casal decidiu estudar para aprender mais sobre a atividade rural e aperfeiçoar as técnicas nas lavouras.

"A intenção sempre foi não só fazer um processo na lavoura, mas sim entender porquê fazer, quais as consequências e benfeitorias. Então a prática nos ensina muito, mas a teoria vem pra somar junto com a prática e assim a gente tentar trazer o melhor resultado possível", disse Fábio.

Em 2020, Fábio e Valquíria finalmente começaram a estudar agronomia depois de enfrentaram dificuldades de acesso e a ausência de internet no campo.

Fábio Nicolau se mudou de São Paulo para o interior do ES e agora estuda agronomia — Foto: Reprodução/TV Gazeta

"Sempre tive vontade de me formar. Dos três filhos, eu sou o caçula e o único que não tem formação acadêmica. Vindo aqui para o campo se tornou um desafio ainda maior. Quando mudamos pra cá não tínhamos acesso à internet e as estradas são difíceis. A universidade mais próxima seria a de São Mateus. Então, acabava inviabilizando um pouco. Com a chegada da internet começou a aumentar a possibilidade do estudo e em outubro de 2020 abriu um polo na cidade com o curso que tínhamos interesse", lembrou Fábio.

As filhas do casal, Lydia, de 11 anos e Priscila, de 17 anos, estudam na cidade, mas também adoram o campo assim como os pais. A caçula já se arrisca na colheita de pimenta e mais velha pensa no futuro do negócio da família.

"Pensei uma vez em fazer relações internacionais. Uma amiga minha que falou e eles mexem com café especial. Poderia exportar", disse a filha do casal.

Café premiado

Fábio e Valquíria cuidando da propriedade da família em Jaguaré, Norte do ES — Foto: Reprodução/TV Gazeta

Em 2022, o café produzido pelo casal conquistou o quarto lugar no 1º Concurso de Café Conilon de Jaguaré.

Com o valor recebido, Valquíria e Fábio estão investindo em outra atividade: a desidratação de frutas.

"Estamos tentando aproveitar a fartura de frutas que existe na região e trazer uma renda extra para a gente. Adquirimos uma máquina para fazer a desidratação de frutas. Fizemos um investimento, não muito alto. No momento, estamos focados em expandir esse negócio", contou Fábio.

"Aqui na roça a gente acaba perdendo muitas frutas. Aí decidiu desidratar para ter um melhor aproveitamento. Temos kits de drinques, frutas desidratadas como, banana da terra, manga com maracujá, abacaxi e pimenta do reino embalada à vácuo", disse Valquiria.

Valquíria Pagung e o marido estão investindo na desidratação de frutas no ES — Foto: Reprodução/TV Gazeta

Postagem Anterior Próxima Postagem