Veja pontos culturais e históricos para conhecer no ES


Há opções para quem deseja conhecer a história de importantes locais, como as formigas bordadeiras da Serra, na região metropolitana, e a aldeia Temátika em Aracruz, no Norte.

Estátua de Buda gigante é inaugurada em Ibiraçu, no ES — Foto: Reprodução/ TV Gazeta

Quem deseja aproveitar o verão na calmaria e conhecendo os principais pontos culturais e históricos do Espírito Santo encontra diferentes opções de Norte a Sul do estado. Há opções tanto para os interessados em novas atrações, como o Grande Buda e a Aldeia Temátika, em Ibiraçu e Aracruz, ambas na região Norte, quanto para os que pretendem tirar um tempo para renovar a fé em Anchieta e Presidente Kennedy, no Sul.

O g1 preparou uma lista para ajudar os turistas e visitantes a prepararem um roteiro turístico:

Role a página ou clique nos tópicos abaixo para navegar:

Serra

Ruínas da Igreja São José do Queimado

Sítio histórico de Queimado vai ser revitalizado — Foto: Divulgação/ Prefeitura da Serra

Inaugurada em 1849, a Igreja São José foi o estopim da Insurreição do Queimado, principal revolta de escravos no Espírito Santo.

O local é rico em paisagens, cultural e histórica, e resguarda em seu subsolo registros importantes da ocupação da região, que teve seu ápice no século XIX e hoje se encontra praticamente inabitada.

O terreno onde está o sítio histórico era particular e foi doado para a prefeitura, que fez uma parceria com o Sindicato do Comércio Atacadista para restaurar a igreja. O local foi reinaugurado para o público em 2020.

Santuário das Formigas Bordadeiras

Uma das obras das formigas bordadeiras — Foto: Divulgação/Prefeitura da Serra

Localizado em Serra Sede, também na Serra, o Santuário das Formigas Bordadeiras é o lugar onde ainda no ano de 1995 aconteceram os primeiros registros das formigas bordadeiras em folhas.

A intrigante manifestação inicialmente registrava apenas imagens sacras, passou ao longo dos anos para mensagens por meio de perfurações feitas pelas formigas em folhas ainda nas arvores do quintal.

Atualmente, o local oferece espaço de visitação composto por galerias de exposição das folhas bordadas, painéis explicativos, local de oração e santuário onde são realizadas missas.

Horário de visitação: Segunda a sexta, 13h às 16h.

Ibiraçu

Grande Buda
Estátua de Buda gigante fica em Ibiraçu, região Norte do ES — Foto: Reprodução/ TV Gazeta

O Grande Buda de Ibiraçu é uma estátua de Buda localizada no Mosteiro Zen Morro da Vargem, em Ibiraçu, região Norte do Estado. Com 35 metros de altura, é considerada a maior estátua esculpida do Buda no Ocidente e maior que o Cristo Redentor.

Por ficar às margens da BR-101, a visitação é gratuita, todos os dias e horários da semana.

Presidente Kennedy

Igreja de Nossa Senhora das Neves

Igreja de Nossa Senhora das Neves, em Presidente Kennedy, no ES — Foto: Prefeitura de Presidente Kennedy

A Igreja Nossa Senhora das Neves, em Presidente Kennedy, no Sul do estado, foi originalmente construída em madeira pelos jesuítas em meados do século XVII e reconstruída em 1694 em alvenaria, com ajuda de índios catequizados e escravos. Em 1750, recebeu a imagem da padroeira Nossa Senhora das Neves.

O ponto turístico tem importância histórica e marca o nascimento do município de Presidente Kennedy. Paredes, portas, janelas, altar, santíssimo, as eiras na borda do telhado e os púlpitos permanecem com a arquitetura original.

A visitação é gratuita e acontece de domingo a domingo, das 8h às 16h.

Castelo

Casarão da Fazenda do Centro

Casarão da Fazenda do Centro, em Castelo, no ES — Foto: Prefeitura de Castelo

Marco histórico da colonização de Castelo, no Sul do estado, pelos desbravadores portugueses, negros escravizados e trabalhadores italianos, o Casarão da Fazenda do Centro reflete a imponência dos áureos tempos do café.

Fundada em 1845, por Antônio Vieira Machado, a fazenda recebeu o nome devido a sua posição geográfica, que a tornava um ponto de encontro obrigatório dos demais fazendeiros da região para os negócios, festas e comemorações religiosas.

O Casarão da Fazenda do Centro fica aberto à visitas monitoradas de terça-feira a sábado, das 9h às 16h, e aos domingos, das 10h às 16h. A taxa de manutenção custa R$10, sendo que estudante paga meia-entrada.

Cachoeiro de Itapemirim

Casa de Cultura Roberto Carlos

Casa onde o Rei Roberto Carlos nasceu — Foto: Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim

A Casa de Cultura Roberto Carlos, em Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Estado, preserva todos os detalhes do local onde o cantor e compositor Roberto Carlos nasceu. Apresenta a arquitetura original e uma parte da história do maior artista da música popular brasileira.

Com entrada gratuita, o centro cultural expõe um acervo de fotos, discos, quadros e instrumentos musicais que fizeram parte da trajetória do cantor, recebendo, anualmente, milhares de fãs, curiosos e admiradores do Brasil e do mundo.

Funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 15h (exceto na sexta-feira santa, Natal e Ano Novo).

Centro Cultural Casa dos Braga

Casa dos Bragas — Foto: Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim

Outra personalidade da cultura brasileira também é natural na cidade e, por isso, recebe diversas homenagens: o capixaba e cronista Rubem Braga.

No Centro Cultural Casa dos Braga, há exposição de documentos e fotografias, doados pela família; reproduções digitais e um extenso acervo de recortes de jornais e revistas; além dos livros publicados pelo poeta e, ainda, outras obras que exaltam a sua importância.

A entrada é gratuita e o local abre as portas de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Aracruz

Aldeia Temátika

Aldeia Temátika — Foto: Reprodução | Redes Sociais

A Aldeia Temátika, localizada em Aracruz, na região Norte do estado, é um dos únicos locais regulamentados para realizar atividades voltadas ao etnoturismo fora da região amazônica. Formado por indígenas Guarani, oferece atrações típicas para várias idades.

No local, é possível realizar caminhadas ao ar livre, trilhas, passeio de barco pelo Rio Piraquê-Açu, nadar no rio, realizar pintura corporal com elementos naturais, conhecer e comprar artesanato e também participar de rodas de conversa e assistir apresentações do coral Guarani e grupo de danças.

A comunidade oferece almoço típico indígena para grupos, que devem ser solicitados com antecedência.

Sobre valores e agendamento para visitação, basta entrar em contato no número (27) 99643-5849 ou (27) 99606 2754.

Anchieta

Santuário Nacional de São José de Anchieta

Santuário de Anchieta — Foto: Santuário de Anchieta | Reprodução

O Conjunto Jesuítico de Anchieta, no Sul do Espírito Santo, destaca-se pela importância que teve no processo de inculturação religiosa dos índios puris e tupiniquins, como também por ter sido o lugar onde o padre José de Anchieta passou os últimos anos de sua vida.

Além da Igreja de Nossa Senhora da Assunção, o ponto reúne a praça da Matriz e o Museu São José de Anchieta. Também há lojinhas e uma cafeteria para os visitantes.

O Santuário fica aberto todos os dias, das 8h às 20h. É possível agendar visitas guiadas e peregrinações pelo telefone (28) 99939-4243.


Santa Teresa

Museu da Cultura e Imigração Italiana


Objetos de imigrantes que ficam no interior do museu em Santa Teresa, no Sul do ES — Foto: Reprodução | Redes Sociais

No segundo andar da Galeria Cultural Virginia Gasparini Tamanini, existe um museu que conta a história da imigração italiana em Santa Teresa, a primeira cidade fundada por esses pioneiros no Brasil em 1875. A informação é da administração municipal.

O museu abriga desde utensílios usados no dia a dia das famílias imigrantes como panelas, bules, moedores, passado por roupas típicas, mobílias, baús e até motocicletas e máquinas de escrever e também de costura.

Na parede, uma linha do tempo expõe de maneira didática e precisa diferentes fatos importantes.

A entrada custa R$ 2, sendo que estudantes pagam meia. Para grupos maiores e turmas de estudantes é necessário agendamento prévio. Fica de portas abertas de segunda a domingo, de 8h às 11h e de 12h às 16h.

Águia Branca

Casa Polonesa


Centro de Cultura "Casa Polonesa", que abriga o Museu do Imigrante Polonês de Águia Branca, ES — Foto: Reprodução/Facebook

O Centro de Cultura Polonesa de Águia Branca, a Casa Polonesa, é o local que abriga o Museu do Imigrante Polonês em Águia Branca, no Noroeste do Espírito Santo.

No espaço, são preservados itens e fotos que datam do início da colonização polonesa do Espírito Santo, em 1929.

A Casa Polonesa é mantida pela Associação Polonesa de Águia Branca em parceria com a prefeitura municipal, e fica aberta para visitação gratuita de segunda a sexta, de 8h às 15h.

Há ainda a possibilidade de realizar visitas aos finais de semana ou em grupo. Para isso, é necessário fazer um agendamento prévio pelas redes sociais (clicando aqui).


Fonte: G1 ES


Postagem Anterior Próxima Postagem