9 passos para ajudar seu filho a parar de chupar o dedo ou a chupeta


Primeiro, precisamos entender que o hábito de sucção é um reflexo natural e tem um efeito calmante para os bebês, oferecendo conforto emocional nos momentos de angústia e ansiedade, quando o bebê está com sono, quando sente medo ou insegurança. Quando os dentinhos começam a apontar, a sucção acaba sendo também um alívio a “coceira” da gengiva.

Uma vez que a criança tem o hábito de chupar dedo e chupeta de maneira frequente, a maioria dos pediatras e Odontopediatras brasileiros recomendam que o hábito seja interrompido por volta dos 18 meses de idade no máximo.

Já a ADA – Associação Americana de Odontologia, relata que o hábito pode se prolongar até os 2 a 4 anos de idade. A verdade é que remover esse hábito não é tão simples para os pais e envolve muito o emocional da criança e da família.

Nós, dentistas, temos como obrigação fazer o alerta: O hábito de sucção de dedo ou chupeta prejudica o crescimento da face e o posicionamento dos dentes. Além disso, pode prejudicar a amamentação e a respiração nasal. Essa informação é amplamente difundida mas ainda assim muitos pais optam por oferecer a chupeta ou “permitir” a sucção do dedo.

Falando como MÃE, e não mais como dentista, me sinto realmente sensibilizada quando recebo uma mãe que me conta, cheia de vergonha que foi ao consultório buscar ajuda porque o filho não consegue eliminar o hábito. Vejo que quando não condeno o uso as mães se sentem acolhidas e aliviadas.

A verdade é que nosso papel enquanto profissionais é o de alertar para as consequências dos hábitos mas também devemos acolher com muito respeito e carinho a decisão da família. Afinal, como podemos julgar se não conhecemos a realidade do dia a dia de cada família, ou o que motivou a escolha?

Nosso papel é então tratar no futuro as consequências e orientá-los da melhor forma possível para que a remoção do hábito seja suave e tranquila dentro do possível!

Então vamos lá! Reuni aqui abaixo algumas dicas que percebi serem muito úteis no momento da remoção dos hábitos. São conhecimentos científicos somados às experiências positivas que pude ouvir dos pais que tiveram êxito na remoção do dedo ou chupeta:

1- Observe o momento da criança: se seu filho(a) manifestou de alguma forma que está querendo parar, aproveite e “surfe essa onda”. Algumas crianças começam a ter vergonha de chupar a chupeta ou o dedo em função da escola ou das socializações mais frequentes. Combine uma data com a criança e a estimule a seguir firme no propósito. Não faça comparações com os amiguinhos que não chupam dedo/chupeta, mas use os que já conseguiram como exemplo mostrando que seu filho também é capaz.

2- Tente substituir a chupeta ou o dedo por algum outro “companheiro”: um paninho, um bichinho de pelúcia… são os chamados objetos de transição e costumam funcionar bem.

3- Vá diminuindo a frequência. No caso da chupeta é mais fácil: deixe-a disponível somente na hora de dormir, por exemplo. E quando a criança adormecer, tire o dedinho da boca ou a chupeta.

4- Observer os gatilhos: sono, insegurança, ansiedade… identificando o que estimula a vontade, fica mais fácil traçar um plano.

5- Faça uma parceria e veja o que funciona melhor: não sou contra quando oferecemos uma “troca” por algo que a criança queira (um brinquedo, um passeio..). Combine uma data para a troca e vá preparando a criança para esse momento.

Outro combinado para a criança que chupa o dedo pode ser o uso de esmaltes com gosto amargo ou uso de curativos, que atrapalhe a sucção. Só não faça isso sem o consentimento da criança, conte para ela que vai passar o esmalte para que ela tente não levar o dedo a boca.

6- Mantenha as mãos ocupadas: proponha atividades manuais para “atrapalhar” a sucção do dedo.

7- Não brigue nem obrigue de maneira abrupta: não é fácil para a criança largar um hábito que a deixa confortável. Explique para ela de maneira simples o problema que o dedo e a chupeta podem causar e seja compreensivo. Mostre que você é um aliado e que vocês “estão juntos nessa”.

8- Seja persistente: Uma vez que a criança escolheu uma data para te entregar a chupeta, não devolva mais e a acolha na dificuldade dos primeiros dias sem. É comum algumas noites de choro até dormir, seja carinhoso e diga que ela vai conseguir. Aguente firme e não devolva a chupeta. Na maioria das vezes que em 2/3 dias a “choradeira” antes de dormir vai embora e eles se acostumam.

9- Saiba que o dedo sempre será mais difícil: isso porque está disponível a toda hora. Se o bebê insiste no hábito de chupar o dedo, tente trocar pela chupeta. Se você tentou de tudo e a criança continuou chupando dedo, procure um Ortodontista. Existem aparelhos fixos e removíveis que impedem a entrada do dedo na boca e podem ser um recurso final para termos sucesso!

Não se sinta culpado! Siga firme e carinhoso no objetivo! Espero ter te ajudado pois sei bem que esse é um momento sensível para toda a família!

Fonte: Vida Saudável 


Postagem Anterior Próxima Postagem