Criminosos se passam por advogados para aplicar golpes



De acordo com as denúncias, os criminosos pedem o pagamento de uma quantia em troca da liberação de documentos em tribunais.

A Polícia Civil está investigando denúncias de criminosos que se passavam por representantes de escritório de advocacia e advogados para aplicar golpes em moradores de Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo. Até a publicação desta reportagem, ninguém foi detido pela polícia.

De acordo com a Ordem dos Advogados do Brasil do Espírito Santo (OAB-ES) , o órgão recebeu cerca de oito denúncias do crime, mas pode haver subnotificações. Vítimas que estão sabendo do caso podem fazer novas denúncias.]

Contato feito por criminosos a clientes de escritórios de advocacia — Foto: Reprodução/TV Gazeta


Dinâmica

O advogado Izaías Barboza Júnior teve acesso às denúncias e disse que os suspeitos entravam em contato com os clientes dos escritórios se passando por alguém da secretaria.

"Alguém se apresentava como se fosse a secretária, dizendo que [o cliente] precisava entrar em contato com o advogado imediatamente para poder tratar do recebimento de um alvará judicial.

De acordo o advogado, após essa ligação, as vítimas entravam em contato com os criminosos, que já tinham mensagens prontas para enganá-los, e ofereciam até desconto na declaração do Imposto de Renda após a realização de um pagamento para a liberação de documentos.

Processos falsificados eram enviados por criminosos para enganar vítimas do ES — Foto: Reprodução/TV Gazeta

Em uma das denúncias, a vítima relatou que desconfiou das mensagens e pediu para ligar para o suposto advogado, que negou e mandou uma mensagem por áudio para o cliente.

"Infelizmente, eu ainda estou no tribunal. Eu estou solicitando a documentação de alguns clientes, inclusive a sua. Eu vou ficar disponível para ligação após as 17h, que é quando eu vou sair aqui para resolver outras questões", disse o suspeito em gravação.

Dados

De acordo com a tesoureira da OAB-ES, Kênia Arruda, o órgão tem duas hipóteses para adquirir os dados dos clientes dos escritórios de advocacia. A primeira é por meio de uma busca da internet; e a segunda é por meio de informações privilegiadas obtidas de dados vazados de órgãos oficiais.

"Sistemas de governo federal, tribunal no Brasil à fora e até tribunais superiores sofreram ataques de hackers. A gente não sabe a dimensão disso, mas sabemos que houve esses ataques", disse.

A tesoureira da OAB disse que é fundamental realizar as denúncias.

'Acione a polícia, faça o boletim de ocorrência, que é fácil de fazer, tanto presencialmente quanto on-line. Às vezes, nem precisa se deslocar. Então, é importante que isso seja registrado também", disse.


Vítima

De acordo com o advogado Weliton Altoé, os criminosos entraram em contato com quatro tipos de clientes do escritório onde ele trabalha na cidade e um deles foi enganado pelos golpistas.

"Ele perdeu uma importância, que não foi alta, mas perdeu. Mas é importante esclarecer que esse golpe vem desde setembro. Nós já fizemos quatro boletins de ocorrência porque foram quatro formas diferentes de aplicação do golpe. Eles vão mudando, se aperfeiçoando para as medidas dessas", disse.

Orientação

Ainda de acordo com Kênia, a orientação para a população é não ceder às investidas de pagamento imediato por parte dos criminosos.

"Os golpistas muitas vezes falam 'isso tem que acontecer agora porque o advogado está no tribunal, para liberar'. Isso não funciona dessa forma. Se tiver qualquer tipo de abordagem nesse sentido, ignora. Entre em contato com os seus advogados pelos telefones que você conhece, liga de voz... Tribunal não cobra nenhum valor para liberar crédito ou alvará para os seus jurisdicionados", disse.

Polícia

Questionada sobre os golpes, a Polícia Civil disse que os casos estão sendo investigados e que até a publicação desta reportagem ninguém havia sido detido.

Fonte: G1 ES


Postagem Anterior Próxima Postagem