Jejum intermitente: filha de Leonardo emagrece 30kg em menos de um mês

Foto: Instagram/ @jessicabeatrizcost

Com mais de 1,2 milhões de seguidores no Instagram, em 2021, a filha do cantor Leonardo emagreceu 30 kg em um mês fazendo o jejum intermitente. Apesar de ter sido notícia há 2 anos, o fato voltou a ser comentado nas redes sociais.

Na época, internautas chegaram a cogitar que Jéssica Beatriz Costa tinha passado por cirurgia, mas a influencer afirmou que não passou por nenhum procedimento.

"Jejum intermitente com insônia, assim, não é legal. E eu super animada achando que ia tomar meu café da manhã, só que eu lembrei que só vou quebrar meu jejum depois do almoço. Acho que uma hora da tarde", disse na époica.

O método adotado por Jéssica foi o jejum intermitente, que alterna períodos sem comer com o tempo em que se torna permitido ingerir alimentos, desde que saudáveis.

Em conversa com o Domingo Espetacular, da Record TV no ano passado, Jéssica admitiu que a rapidez do resultado a surpreendeu.

"Eu fui de 85 quilos para 62 quilos, [pesos que tive] novembro até março. Todo mundo perguntou se eu tinha feito bariátrica. Eu já cheguei, no máximo, a 72 horas que eu fiz jejum. Foi uma coisa muito boa. Eu falei: 'Gente, eu consigo ter controle do meu corpo".

Na época que virou notícia em todos os portal do Brasil, ela disse que a ideia de compartilhar os resultados tinha o objetivo de inspirar internautas.

"Sou a minha própria inspiração de mudança! Quando eu vejo que não estou me sentindo bem com o meu corpo, eu vou lá e vejo o quanto eu fui capaz. Consegui virar essa chave, o que me faz ter certeza de que, se euconsegui antes, eu sei que consigo hoje. E assim como eu, você também consegue".

VEJA O POST

COMO FUNCIONA O JEJUM INTERMITENTE?


Foto: Divulgação / Adobe Stock

O jejum intermitente é uma prática antiga, aliada à espiritualidade e aos cuidados com a saúde. Mas, nos últimos anos, esse costume ganhou força como estratégia de emagrecimento. Para seguir este método, contudo, é fundamental seguir algumas recomendações básicas para não prejudicar o funcionamento do corpo.

Os primeiros registros do jejum são de milhares de anos atrás - Hipócrates (460-370 a.C), considerado pai da medicina moderna, defendia a prática. Também são muito conhecidos os jejuns de Moisés e Elias, de acordo com registros da Bíblia.

O jejum intermitente, focado na perda de peso, entretanto, só se popularizou em 2013. O médico inglês Michael Mosley lançou o livro “A dieta dos 2 dias”, que defende o método. Na obra, o autor entrevista cientistas e médicos, e tenta comprovar que o jejum pode, sim, ajudar no emagrecimento.

A dieta fez tanto sucesso que virou série de televisão, e celebridades passaram a aderir aos períodos de jejum. Aqui no Brasil, Sabrina Sato e Deborah Secco já declararam que são adeptas da estratégia.

Pode parecer loucura ficar sem comer por horas seguidas, mas esta prática, quando orientada por um profissional da saúde, pode ser uma grande aliada do emagrecimento.

A perda de peso é possível porque, nos períodos sem a ingestão de alimentos, o corpo acaba utilizando estoques de gordura para se manter ativo. Isso significa que, por meio do jejum, aumentam as chances de se perder massa gorda.

Cada organismo tem sua necessidade nutricional e sua carga genética. Por isso é tão importante procurar um nutricionista para orientação: o que pode ser bom para um, pode não ser o ideal para o outro.

TIPOS DE JEJUM INTERMITENTE

5 por 2: a dieta criada por Michael Mosley chama o método de 5 por 2. Por essa estratégia, a pessoa se alimenta normalmente, mas sem exageros, durante cinco dias. Nos outros dois, faz uma espécie de jejum. Espécie porque, nesta prática, homens podem consumir 600 calorias no período e mulheres, 500. É importante distribuir as calorias ao longo dos dois dias.

Nos últimos anos, o jejum intermitente foi ganhando outras vertentes, com janelas alimentares diferentes.

16 por 8: este protocolo é um dos mais populares. A pessoa deve jejuar, diariamente, por um período de 14 a 16 horas. A janela alimentar fica, portanto, entre 8 e 10 horas, e são permitidas três ou mais refeições.

Por exemplo, há pessoas que preferem acordar e não tomar café da manhã, e conseguem esperar a hora do almoço. Assim, por exemplo, podem parar de comer às 19h e se alimentar por volta das 11h da manhã do dia seguinte. Outras, preferem tomar o café da manhã e deixar o jantar de lado. Vai de cada um.

Nesta estratégia, é permitido tomar café, chá e água, sem açúcar, nos períodos sem alimentos.

Dias alternados: esta estratégia orienta um dia de alimentação normal e outro de jejum. Nos dias em que deveria jejuar, a pessoa pode ingerir até 500 calorias, distribuídas ao longo do dia. Também pode tomar café, chá e água sem açúcar.

COMO QUEBRAR O JEJUM

Quem está jejuando deve, fundamentalmente, se alimentar muito bem nos períodos em que as refeições são permitidas. É preciso ingerir todos os nutrientes necessários para o funcionamento correto do organismo, como proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e minerais.

Outro detalhe muito importante é como quebrar o jejum. Depois de tantas horas sem comer, é preciso escolher muito bem qual será seu primeiro alimento.

Para começar, neste momento, é preciso evitar alimentos processados e industrializados, e com alto índice glicêmico. Macarrão, pães, bolos, biscoitos, refrigerantes e álcool. Com elevado nível de açúcar, você causaria em seu organismo um pico de insulina que, além de atrapalhar o emagrecimento, é prejudicial para a saúde.

Por isso, quebrar o jejum com uma ingestão balanceada é fundamental. Aproveite para consumir oleaginosas, iogurte, queijos, carnes, salada, frutas, cereais integrais e ovos, por exemplo.

VANTAGENS DO JEJUM INTERMITENTE

Quando feito sob a orientação de um profissional, com um guia específico para cada corpo, o jejum intermitente pode ter boas vantagens.
1 - Queima de gordura e perda de peso.
2 - Metabolismo mais rápido.
3 - Melhora de hábitos alimentares.
4 - Fortalece a imunidade.

QUEM NÃO DEVE FAZER JEJUM INTERMITENTE

De início, algumas pessoas não devem aderir à prática do jejum intermitente. Gestantes e lactantes, diabéticos, portadores de doenças crônicas e pessoas com baixo índice glicêmico.

Antes de aderir a esta estratégia, é primordial procurar um médico e um nutricionista.

Fonte: Folha Vitória


Postagem Anterior Próxima Postagem