Site coloca moquecas capixaba entre os melhores pratos do mundo e reacende polêmica

Moqueca Capixaba — Foto: Ricardo Medeiros/Rede Gazeta

Um guia on-line que lista comidas tradicionais de todo o mundo colocou três versões de um prato tipicamente brasileiros na lista dos melhores pratos com frutos do mar do mundo: a moqueca capixaba, a baiana e a moqueca feita no restante do país. Mas, a colocação dos pratos levantou uma antiga disputa entre os estados sobre qual prato é o mais gostoso.

Enquanto o guia TasteAtlas colocou a moqueca baiana entre os 20 melhores pratos, levando a 19ª posição no ranking, a moqueca capixaba ficou em 92ª. Já a moqueca feita no restante do país ocupa a 31ª posição, com nota 4,5 de 5.

O prato capixaba composto por peixe, suco de limão, colorau, cebolas, cebolinha verde, tomate, alho, pimenta e coentro ficou com a nota de 4,3 de 5. Já a baiana, que além desses ingredientes, exceto o colorau, ainda leva pimentão, leite de coco e azeite de dendê rcebeu nota de 4,6 de 5.

O guia gastronômico ainda apontou que o prato vai bem com uma caipirinha.

A moqueca capixaba é feita tradicionalmente em uma panela de barro e geralmente é acompanhada por arroz e pirão, que é o caldo da moqueca com farinha de mandioca. A moqueca da banana da terra também é um tradicional acompanhamento do prato.

A diferença entre as moquecas está basicamente entre os ingredientes utilizados para fazer o tempero do prato. A "moqueca comum", feita no restante do país, serve de base para as variações regionais, com a utilização de peixes ou camarões.

Outras comidas brasileiras aparecem no ranking, como o bobó de camarão, na 54ª; a moqueca capixaba, na 92º; e a casquinha de siri, na 100ª.

O primeiro lugar geral ficou com Portugal, com o prato "Amêijoas à Bulhão Pato". A receita leva moluscos, azeite de oliva, alho, suco de limão, vinho branco e bastante coentro.

Moqueca x Peixada

Prato típico capixaba é servido com arroz, pirão e moqueca de banana da terra — Foto: Divulgação/Prefeitura de Anchieta

A colocação dos pratos levantou uma polêmica antiga entre os baianos e os capixabas, que costumam disputar a autoria da moqueca e a preferencia dos brasileiros.

Alguns internautas comentaram o resultado, publicado no dia 5 de março, com a seguinte palavra: "treta".

Internautas questionam resultado do ranque de moquecas — Foto: Reprodução/Twitter

Outro usuário comentou em uma rede social: "Aonde que peixe ensopado no leite de coco é melhor que MOQUECA CAPIXABA?".

Outros defenderam o pódio da versão baiana.

Internauta defende moqueca baiana — Foto: Reprodução/Twitter

Teve quem levantasse uma questão: "Moqueca sem dendê é peixada".

Já alguns internautas chegaram a uma conclusão: todas as duas são dignas de estarem entre os melhores pratos do mundo.

Internauta fala sobre moqueca — Foto: Reprodução/Twitter

Fonte: G1


Postagem Anterior Próxima Postagem