A força das mães que oram pelos filhos: Mães de Nova Venécia se unem em oração por seus filhos e suas famílias

ESPECIAL DIAS DAS MÃES


Grupo de Mães que oram pelos filhos / Comunidade Ascensão do Senhor - Paróquia Santa Luzia - Nova Venécia-ES

MÃES QUE ORAM PELOS FILHOS - “Mães em oração, joelho no chão, terço na mão e muito amor no coração”. Este é o lema do Movimento “Mães que rezam pelos filhos”, um movimento da Igreja Católica do Brasil, fundado em 2011, pela capixaba Ângela Abdo, da Paróquia São Camilo de Lélis, em Vitória-ES.

O movimento nasceu a partir de um pequeno grupo de mães, (inicialmente eram cinco ou seis) se expandiu e hoje está presente em todo Brasil e em outros países. Em 2018, o movimento já contava com 578 grupos cadastrados no Brasil, 11 no exterior, 09 em escolas e 01 em hospital. Além desses existem outros grupos funcionando, mas ainda estão em processo de cadastramento.

A missão dessas mulheres de fé é, em unidade, interceder pelas suas famílias, mas, de modo particular, pelos seus filhos. Uma das razões do Movimento é fazer com que as mães encontrem nos grupos, um local onde se sintam acolhidas, amparadas, onde possam compartilhar suas dores, dificuldades, angústias e partilhar experiências.

Participação nas celebrações litúrgicas na Comunidade 


O movimento em Nova Venécia

Para conhecer um pouco mais sobre esse Movimento conversamos com algumas mães integrantes do Grupo de Mães que oram pelos filhos da Comunidade Matriz Ascensão do Senhor, Paróquia Santa Luzia, em Nova Venécia.

Em Nova Venécia, além desse, existem outros. Na paróquia Santa Luzia existem mais dois ativos e nas Paróquias Santa Rita de Cássia  e São Marcos, que são as outras duas Paróquias venecianas,  existem grupos que integram o Movimento.

As Coordenadoras do Grupo da Ascensão, Idalina e Bete, juntamente com outras integrantes nos receberam e falaram um pouco sobre as ações que realizam.

“Muitas vezes a dor de uma mãe é a mesma da outra e, cada uma enxerga na outra um sustento, uma parceria. O intuito do Movimento é: Se você é mãe e precisa de apoio na caminhada, procure um desses grupos e sinta-se acolhida e fortalecida”, inicia explicando uma das integrantes do grupo com o qual conversamos.

- Como surgiu o Movimento das Mães que Oram Pelos Filhos na Comunidade Ascenção?
Foi ao participarmos do movimento em outra comunidade, fomos convidadas pela coordenadora do grupo a fundar um grupo na comunidade Ascensão do Senhor, e percebemos que muitas mães da nossa comunidade queriam se unir para rezarem juntas, por que juntas somos mais fortes. A partir desse desejo e com a criação na Paróquia Santa Luzia em 2016, com o apoio do Padre Carlos Henrique de Vargas, nosso Pároco na época, surgiu então o nosso grupo, o Grupo de Mães que oram pelos filhos da Comunidade Ascensão.

- Qualquer mãe pode participar ou precisa estar ligada a alguma Comunidade da Paróquia?
O grupo acolhe todas as mães que sentirem a necessidade de estar unida em oração. Aqui na comunidade, nos reunimos todas as terças-feiras, às 19h, momento que as mães se reúnem na comunidade, em oração.

- De acordo com a vivência do grupo, quais são os problemas que mais afligem às mães atualmente?
Os conflitos dos filhos com os vícios, dependência química, criminalidade, doenças, afastamento da igreja, violência, rejeição, são muitos os problemas dos dias atuais, e nós temos que estar unidas em oração, confiantes na intercessão de nossa Mãe Maria que intercede pelas famílias junto a seu Filho Jesus. E muitas são as bênçãos e graças alcançadas, é o poder da oração.

- Qual a melhor oração que uma mãe pode fazer pelos filhos?
A oração que brota do coração, a leitura da Palavra de Deus, a Bíblia, um Salmo, a oração do Santo Terço, um clamor particular a Deus. Participar do movimento de mães que oram pelos filhos, ir à Igreja, cada uma reza a sua maneira, de acordo com sua crença., mas a melhor oração é ser exemplo, ter boas ações, praticar o perdão, porque o perdão é cura, é paz.

- Nesse Dia das Mães, qual a mensagem de fé que o Movimento pode deixar para uma mãe em desespero?
Que nunca desista de lutar pelos seu filho, por maior que seja essa luta, você não vai estar sozinha. Ore, ore sempre e através da oração, Deus vai lhe dar força para superar o sofrimento.

Aqui nós lembramos que a oração do grupo é em favor de todos os filhos, de todas as mães. Por aqueles que vivem a realidade do abandono, da fome, da violência, todas as necessidades são colocadas e apresentadas ao Pai em nossos pedidos.

- O movimento pode deixar uma mensagem para os filhos?
Os filhos são bênçãos de Deus para nós. Nossa oração de mãe é que nossos filhos sejam felizes, que cresçam em graça e sabedoria e sejam tocados pelo amor misericordioso de Deus e enquanto tiver uma mãe de joelhos, nossos filhos estarão pé.

Outras ações do Grupo

Visitas para atendimento aos necessitados são organizadas pelo grupo

Além dos encontros na Comunidade, o grupo também atua na liturgia das celebrações e missas na comunidade; realiza visita aos doentes e acamados atendendo a esses com a entrega da Santa Eucaristia; dá apoio e colaboração em celebrações de exéquias (velórios), dentre outras ações e caridade e amor ao próximo.

Elas lembram que mãe é doação, é entrega, é socorro aos necessitados, enfim é amor. E com essa certeza e disponibilidade desejam um feliz dia das Mães a todas as mães, que estejam sempre dispostas a orientar seus filhos, apontando-lhes o caminho do amor.


O Noroeste News finaliza agradecendo a essas mulheres que nos receberam com a essência daquilo que são: verdadeiras mães, nos acolheram com muita atenção e disponibilidade.

Desejamos à elas muita força no propósito de serem 'anjos' intercessores para tantas pessoas e, a todas as mães nossa homenagem e abraço carinhoso.

Aos que queiram saber mais sobre o Movimento no Brasil acessem através do link.


(Por Claudiana Venancio Ribeiro - Editora)


Postagem Anterior Próxima Postagem