De graça: 20 mil vagas para cursos profissionalizantes online no ES


Estão abertas as inscrições para 20 mil vagas em cursos online e gratuitos do Programa Qualificar ES. As vagas foram abertas nesta quarta-feira (03) e o período de inscrição segue até o dia 15.

A oferta é de 2 mil vagas para cada um dos dez cursos a distância com carga horária de 120 horas, totalizando 20 mil vagas. Para participar da seleção, é preciso ter idade mínima de 16 anos completos até o dia da matrícula, ter acesso à internet e ter noções básicas de informática e a navegação de internet.

Os dez cursos ofertados são:
  • Assistente de Contabilidade
  • Assistente de Tecnologia da Informação
  • Auxiliar Administrativo
  • Auxiliar de Creche
  • Design de Sobrancelhas
  • Educação Especial e Inclusiva
  • Inglês Básico
  • Informática Básica
  • Recepcionista
  • Segurança do Trabalho

Para a efetivação da inscrição o candidato deverá acessar o site www.qualificar.es.gov.br, fazer o cadastro e se inscrever. O candidato poderá realizar até duas inscrições por CPF e e-mail em dois cursos distintos em diferentes turnos. Apenas poderá haver uma inscrição por CPF em um único e-mail.

A seleção será por ordem de inscrição até o preenchimento total do número de vagas de cada curso. O resultado será divulgado no mesmo site da inscrição no dia 19 de maio.

Os cursos acontecem no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), no site do Programa, por meio de videoaulas, apostilas digitais e tarefas. As aulas podem ser feitas de qualquer lugar do Estado e em qualquer horário, por meio de smartphones, tablets e computadores. Os alunos aprovados nos cursos recebem certificação.

Os cursos são ofertados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti). De acordo com o secretário da pasta, Bruno Lamas, o programa possibilita o acesso do cidadão a cursos profissionalizantes de qualidade e uma maior capacitação ao mercado de trabalho.

“Com essas vagas, o Governo do Estado democratiza o acesso a cursos técnicos e profissionalizantes de qualidade para todos os capixabas de todos os municípios do Estado, qualificando mão de obra, gerando trabalho, emprego e renda e impulsionando os setores da economia do Espírito Santo”, destacou Bruno Lamas.

Além disso, o secretário pontuou que este edital é a segunda oferta de vagas online para o público geral de 2023.

“ Só neste ano, o Governo do Estado ofertou 40 mil vagas online para o público geral, sendo que 20 mil foram na primeira oferta e mais 20 mil são nessa nova oferta. Em breve, estaremos realizando a formatura das turmas do primeiro edital”, ressaltou.
Fonte: Folha Vitória


Postagem Anterior Próxima Postagem