Entenda por que cenário para Neymar deixar PSG nunca esteve tão favorável

Imprensa europeia noticia que clube está disposto a negociar jogador. Atacante, que antes não admitia transferência, agora aceita procurar nova equipe

Neymar está em sua sexta temporada no PSG. E em todo ano desde então, não houve uma janela de transferências sequer sem especulações sobre sua saída do clube. Mas agora o cenário é outro. Com uma diferença principal: as duas partes concordam que uma transferência é uma boa alternativa.

Em 2019, ele fez de tudo para voltar ao Barcelona. Mas o PSG dificultou. Nas últimas duas temporadas, o clube francês esteve aberto a uma negociação. Mas Neymar nunca quis renunciar ao contrato longo, até 2027, que lhe garante cerca de 40 milhões de euros anuais (R$ 215 milhões).

Agora, a situação está um diferente. Desde que algumas dezenas de torcedores apareceram na porta de sua casa e gritaram para que deixasse o clube, Neymar tem revisto sua situação em Paris. Ele admite que não é má ideia ir para outra liga.

Primeiro, o jornal L’Equipe publicou que ele não seria contrário a uma possível saída. O Le Parisien foi no mesmo caminho. Nesta semana, o jornalista especializado em mercado de transferências, Fabrizio Romano, disse que o PSG discutiu o assunto internamente, e que a Premier League seria um potencial destino.

O Paris pretende uma nova reformulação de elenco, e a as possíveis saídas de Messi e Neymar abriram espaço para novas contratações, com salários menores. O clube quer deixar o time com uma identidade francesa maior.

O ge ouviu pessoas ligadas ao atleta sobre a possibilidade, e elas preferiram não se manifestar antes da abertura da janela. Uma postura diferente de anos anteriores, quando o contrato longo e com alto salário sempre foi citado como grande empecilho para um movimento no mercado.

Para onde ir?

Embora PSG e Neymar sejam favoráveis a uma transferência, isso não resolve toda a equação. Mesmo que aceite um salário menor no novo clube, o brasileiro não deve passar a ganhar muito menos do que recebe no Paris. Afinal, para deixar o time francês, o atacante abriria mão de mais quatro anos do seu atual contrato.

Nesse cenário, apenas clubes da Premier League surgem como candidatos. E dentre eles, Manchester United, Chelsea e Newcastle têm condições de arcar com um movimento desse tamanho no mercado.

Neymar tem contrato até 2027 com o PSG. Mas estaria disposto a procurar novo clube — Foto: Sarah Meyssonnier/Reuters

Os Diabos Vermelhos estão em processo de venda, e tudo depende do novo dono. A disputa está entre o Sheikh Jassim Bin Hamad Al Thani, presidente do Qatar Islamic Bank (QIB, o Banco do Catar), e o homem mais rico do Reino Unido, Jim Ratcliffe.

O Chelsea demonstrou interesse antes em Neymar. Mas há um obstáculo no caminho dos Blues: a ausência na próxima Champions. O atacante disse antes que “não é jogador de Liga Europa”. O Newcastle tem condições financeiras de ir atrás de Neymar, mas procurar grandes nomes não tem sido uma estratégia do clube desde que foi vendido à Arábia Saudita.

Tudo indica que uma nova novela se aproxima. Uma operação que envolva Neymar tem muitos detalhes, pessoas e instituições envolvidas. Nem sempre a vontade é suficiente para concretizá-la.

Fonte: GE

Postagem Anterior Próxima Postagem