Deputado Marcelo Santos fala dos primeiros 100 dias como presidente da Assembleia Legislativa do ES


O deputado Marcelo Santos destaca a articulação com os outros Poderes e o papel do Legislativo na democracia

Entrevista está disponível no YouTube e na TV Assembleia / Foto: Lucas S. Costa

Por meio de uma entrevista, o presidente da ALES, Marcelo Santos (Podemos) fez um balanço dos 100 primeiros dias à frente do Legislativo estadual. Na entrevista o parlamentar fala da importância da relação institucional com os demais Poderes, destaca as parcerias que estão sendo construídas, a atual composição da Casa e de outros desafios.

- O link da entrevista completa esta disponibilizado ao final da matéria. 

Dentre assuntos abordados, o presidente da ALES falou dos quase 100 projetos votados nesses primeiros 100 dias e das mais de 600 matérias tramitando na Casa. O parlamentar abordou também temas como transparência, responsabilidade e harmonia.  

"O que a Constituição prevê é que os Poderes são harmônicos, mas ao lado da harmonia também existe a independência e essa harmonia e independência caminham lado a lado. É assim que nós mantemos nossa relação com o Executivo, é assim que nós mantemos a relação com o Judiciário, com o Ministério Público, com o Tribunal de Contas, com a Defensoria (Pública) e é assim que nós vamos nos comportar. Por quê? Porque é dessa forma que o Estado anda de forma equilibrada. Nós trabalhamos muito para chegar no patamar que estamos hoje, contas organizadas, gestão moderna e eficiente (...)." 

Lembrou ainda da necessidade de haver parceiras entre as esferas de poder e reiterou que a Casa de Leis é plural, cada parlamentar representa uma fatia da sociedade que, devem ser defendidos sempre o respeito aos colegas e ao cidadão, onde todos possam, de uma forma saudável, lidar com as diferenças.

Ao abordar o futuro, o presidente mencionou a importância da democracia e do cidadão se informar e conhecer o papel dos seu parlamentares. 

"O papel do Poder Legislativo é debater. Se nós não tivéssemos o Poder Legislativo, que promove democracia a cada instante, nós teríamos um Estado editado por decreto, e aí não seria democracia, seria uma democracia imposta. O Legislativo é quem recebe toda a demanda dos demais poderes constituídos e da população", explicou o deputado.


Assista à entrevista na íntegra

A entrevista concedida ao jornalista Lendro Tedesco pode ser assistida na íntegra no link  canal da TV Assembleia no Youtube.

Nesta sexta-feira (12) o deputado Marcelo Santos também fez um pronunciamento sobre os 100 dias de sua gestão à frente do Legislativo capixaba. O presidente destaca os projetos apreciados pelo Plenário da Casa e o impacto das medidas no dia a dia dos cidadãos.


Da Redação / Com informações da Assembleia Legislativa do Estado do ES



Postagem Anterior Próxima Postagem