Estudos descobrem medicamentos que aumentam risco de demência

O uso prolongados destes medicamentos pode afetar o cérebro, segundo pesquisadores

Dois tipos de medicamentos estão associados a um risco aumentado de demência, segundo um relatório de 2021 disponível no site da Harvard Health Publishing, citando dois estudos populacionais.

Os estudos citam que o risco está no uso prolongado dos benzodiazepínicos e dos anticolinérgicos.

Os benzodiazepínicos são tranquilizantes e sedativos. Os medicamentos desta categoria mais comumente utilizados são Alprazolam, Bromazepam, Clonazepam, Diazepam e Lorazepam, Zolpidem, dentre outros.

Já os anticolinérgicos são medicamentos que bloqueiam a ação da acetilcolina, um neurotransmissor, em certas partes do corpo. O Buscopan é um exemplo de anticolinérgico.

Créditos: dragana991/istock - Estudos apontam para medicamentos que aumentam risco de demência

Os estudos

O estudo feito pela Universidade de Washington e pelo Group Health sobre anticolinérgicos acompanhou a saúde de 3.500 homens e mulheres com 65 anos ou mais por um período de sete anos.

Os pesquisadores registraram os medicamentos que os participantes tomaram 10 anos antes do início do estudo. Eles descobriram que 800 pessoas desenvolveram demência.

“Tomar um anticolinérgico pelo equivalente a três anos ou mais foi associado a um risco de demência 54% maior do que tomar a mesma dose por três meses ou menos”, disseram os pesquisadores.

O estudo com os benzodiazepínicos analisou 2.000 homens e mulheres com mais de 66 anos que tinham a doença de Alzheimer, junto com 7.000 homens e mulheres que não tinham a doença.

Depois que os grupos foram definidos, os pesquisadores analisaram as prescrições de medicamentos durante os cinco a seis anos anteriores ao diagnóstico de Alzheimer. Mas aqueles que tomaram um benzodiazepínico por três a seis meses tiveram um risco 32% maior de desenvolver a doença de Alzheimer.

Aqueles que tomaram por mais de seis meses tiveram um risco 84% maior do que aqueles que não tomaram um.

Como essas drogas afetam a saúde do cérebro?

Ambas as drogas afetam os neurotransmissores.

Medicamentos anticolinérgicos comuns, como diciclomina, escopolamina e benzotropina, bloqueiam a acetilcolina, que está envolvida no aprendizado e na memória. Além da atividade cerebral, a acetilcolina também regula a contração dos vasos sanguíneos, coração e sistema digestivo.

Os benzodiazepínicos produzem ácido gama-aminobutírico (GABA), que retarda os neurônios no cérebro.

Quais são os sinais de demência?

Os sinais comuns de demência são:
  • esquecer coisas;
  • confusão;
  • perder-se até mesmo indo a lugares familiares;
  • perder a noção do tempo;
  • julgar mal as distâncias dos objetos visualmente.
As pessoas também apresentam mudanças comportamentais como sentir-se ansioso e triste muitas vezes, afastamento do trabalho ou atividades sociais e não prestar atenção às emoções dos outros.

Fonte: Catraca Livre

Postagem Anterior Próxima Postagem