Os 7 alimentos que você jamais deve comer após o prazo de validade expirar

Pelo bem da sua saúde, jamais consuma estes alimentos depois do vencimento.


Mesmo com todo o cuidado do mundo, sempre deixamos alguns alimentos perderem o prazo de validade, principal os que ficam rolando na geladeira. A tentação por consumi-los é grande, afinal existem aqueles que de fato podem ser consumidos mesmo quando estão fora da validade.

Por outro lado, também há alimentos que nunca devem ser consumidos depois de vencidos, sendo o consumo deles extremamente prejudicial para a saúde. Para evitar esse perigo, confira a lista dos alimentos vencidos mais perigosos.

Confira quais são os alimentos que devem ser descartados imediatamente quando sua validade não está mais em vigor:

1. Ovo

Por mais que seja tentador não descartar o ovo (visto o seu alto preço), você jamais deve consumi-lo quando a validade dele chegar. Isso porque bactérias que fazem mal a sua saúde começam a se proliferar, sendo a principal delas a Salmonella.

2. Azeitona

Alimentos em conserva exigem bastante atenção no processo de armazenamento e consumo. Reservá-los em locais frescos e 100% distantes da umidade é essencial, e devem ser consumidos sempre dentro da validade.

Consumir azeitona vencida, por exemplo, traz riscos para a saúde que você não vai querer correr.

3. Maionese

A maionese vencida atrai diversos tipos de bactérias e fungos que são extremamente nocivos para o organismo humano. Portanto, evitar consumi-la depois de vencida é o ideal.

4. Peixe cru

Geralmente comercializado fresco para consumo, o peixe cru indica sua perda de validade de forma bastante clara. Normalmente, esse alimento começa a apresentar um odor insuportável responsável por atrair desde fungos e bactérias até moscas que depositam suas larvas.

Logo, consumir peixe cru vencido é altamente prejudicial e comprometedor para a saúde.

5. Carne

Seguindo a mesma lógica do peixe, a carne apresenta fortes odores quando passam do prazo de validade, além de também apresentar mofo. Então, consumi-la nesse estado está totalmente fora de cogitação.

6. Leite

Devido à presença da proteína no leite e em seus derivados, as bactérias se sentem mais atraídas para esse tipo de produto, principalmente quando o prazo de validade já passou.

O primeiro fator a se observar quando um leite está impróprio para consumo é claramente o cheiro azedo que ele apresenta. Então, se seu leite se encontra nesse estado, descarte-o.

7. Pão

Quando o pão atinge sua data de validade, rapidamente começam a ficar mofados. Consumir produtos com mofo não é nada saudável, pois apresentam substâncias prejudiciais para a nossa saúde, principalmente para crianças e idosos.

Fonte: Escola Educação

Postagem Anterior Próxima Postagem