Prejuízo: Este estilo parental afeta em 150% a saúde mental das crianças

Os tipos de parentalidade vão indicar quão saudável uma criança pode crescer. Em um ambiente hostil, o crescimento será prejudicial.


De acordo com um estudo recente, os estilos parentais hostis foram associados a um aumento de 150% nas chances de as crianças desenvolverem problemas de saúde mental.

O estudo sugere que a hostilidade psicológica por parte dos pais pode ser igualmente prejudicial, senão pior, do que a hostilidade física. Outros casos transversais também foram considerados na pesquisa.

Estudos frequentemente têm descoberto que a paternidade hostil pode assumir várias formas, incluindo punição física regular, gritar constantemente com as crianças e minar sua autoestima por meio de críticas frequentes. Além disso, a hostilidade psicológica pode ser tão prejudicial quanto, se não pior do que, a hostilidade física.

No estudo Growing Up In Ireland, mais de 7.000 crianças de 3, 5 e 9 anos foram acompanhadas para avaliar o risco de problemas de saúde mental.

Os resultados revelaram que aproximadamente 10% das crianças apresentavam um alto risco de enfrentar problemas de saúde mental. A pesquisa abordou uma ampla gama de questões relacionadas ao bem-estar psicológico. Confira o resultado!

A parentalidade agressiva é prejudicial à saúde mental das crianças

Foram investigados sintomas internalizantes, que incluem retraimento social e ansiedade, e sintomas externalizantes, como agressividade, hiperatividade e impulsividade.

Esses indicadores permitem uma compreensão do impacto da paternidade hostil e outros fatores no desenvolvimento emocional e comportamental das crianças.

A constatação de que uma em cada 10 crianças se enquadra na categoria de alto risco para problemas de saúde mental é um motivo de preocupação, e é importante reconhecer a influência dos pais nesse contexto, como revelou Ioannis Katsantonis, o primeiro autor da pesquisa.

É relevante considerar que não se está sugerindo que os pais não devam estabelecer limites claros para o comportamento de seus filhos.

Antes de pensar por esse caminho, é necessário refletir sobre as implicações para a saúde mental ao recorrer, frequentemente, à disciplina severa.

No estudo, os pesquisadores avaliaram os pais em relação aos três estilos parentais a seguir:Consistente: estabelece limites e expectativas claras;
Paternidade calorosa: envolve o apoio às necessidades da criança;
Hostil: caracterizado por comportamentos malévolos, tanto psicológicos quanto físicos.

Os resultados mostraram que os pais que adotaram um estilo hostil aumentaram o risco de problemas de saúde mental nas crianças aos 9 anos em 150%. Além disso, é importante ressaltar que o estilo parental não foi o único fator determinante.

Outros fatores, como níveis socioeconômicos mais baixos, famílias monoparentais (apenas o pai ou a mãe) e o gênero feminino das crianças, também estiveram associados a um maior risco de problemas de saúde mental.
Fonte: Escola Educação 


Postagem Anterior Próxima Postagem