Produtores perdem plantações de café e pimenta após chuva de granizo em São Mateus

Produtores estimam prejuízo de R$ 140 mil e perda de 250 sacas de café em São Mateus, no Norte do Espírito Santo.


Produtores perderam lavouras de café e pimenta por causa de uma chuva de granizo que caiu em São Mateus, no Norte do Espírito Santo, no início de maio.

Manoel Gomes é produtor de pimenta-do-reino e já estima um prejuízo de R$140 mil.

"Dois anos trabalhando e acabou perdendo tudo. A florada caiu todinha, o pé foi danificado", contou o produtor.

O valor foi estimado depois da chuva de granizo que atingiu parte do Norte do Espírito Santo.

Lavoura de pimenta foi totalmente destruída pela chuva de granizo — Foto: Reprodução/TV Gazeta

Os grãos de café prontos para a colheita da produção do Lucas Rampinelli foram parar no chão, sem possibilidade de recuperar. Segundo o produtor, um prejuízo de 250 sacas.

"Acabando a chuva, a gente veio olhar a plantação e estava toda destruída. A gente calcula uma queda na produção de 50% e prejuízo", disse Rampinelli.

O agrônomo que acompanha a propriedade, Fabrício Dalvi, enfatizou que o foco agora deve ser a colheita de 2024.

"O que tinha que cair no chão, caiu e perdemos, né?! Não compensa recolher. É prejuízo, é mão de obra cara, que é meio que escassa na região. É pensar agora no próximo ano. O prejuízo que tinha que dar, já está no pé. E vamos tentar recuperar o próximo ano", comentou o agrônomo.

Granizo caiu em São Mateus, no Norte do estado — Foto: Reprodução/TV Gazeta

Segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), chvuva de granizo não é comum na região e pegou produtores de surpresa da limite de São Mateus e Jaguaré.

Quem tem seguro da plantação tem a chance de recuperação financeira, o que não é o caso dos produtores Lucas e Manoel.

"Aquele produtor que não fez o seguro da safra, e não tem muita opção de buscar ajuda financeira, vai ter que arcar com os prejuízos, infelizmente", explicou o engenheiro agrônomo do Incaper, Wesley Ferrari.

O engenheiro agrônomo reforçou que os produtores podem ajudar na recuperação da lavoura para deixar tudo arrumado para a próxima colheita.

O produtor deve buscar orientação técnica de um profissional qualificado, um engenheiro agrônomo. O Incaper está aqui para auxiliar o produtor nesse processo, para que ele possa cuidar da lavoura de forma adequada e que ela possa se recuperar dos prejuízos o mais rápido possível e, assim, ter o retorno financeiro mais rápido", disse o engenheiro agrônomo.


Produtor limpa o café destruído pela chuva de granizo — Foto: Reprodução/TV Gazeta

O produtor de pimenta tem medo do tempo que deve demorar para a recuperação total da lavoura.

"Agora, para recomeçar fica difícil. Tem que cuidar da lavoura um ano ou mais, até recuperar para tirar o prejuízo de novo", disse Manoel.

O Incaper ainda está fazendo um levantamento para ver quantos produtores foram afetados pela chuva de granizo em São Mateus.

Incaper contabiliza quantos produtores foram atingidos pela chuva de granizo — Foto: Reprodução/TV Gazeta

Fonte: g1
Postagem Anterior Próxima Postagem