Reviravolta emocionante: Como criança diagnosticada com surdez começou a escutar após ser adotada

Segundo Priscila Hiromi, de 38 anos, a pequena Ana escutou pela primeira vez o barulho do aspirador de pó quando brincava em casa.

Casal adota bebê que a princípio tinha uma deficiência bilateral de audição; conheça história com reviravolta e superação

Uma criança até então diagnosticada com deficiência auditiva bilateral (surdez nos dois ouvidos) voltou a escutar graças a um tratamento iniciado após ser adotada.

A dentista Priscila Hiromi, de 38 anos, e o arquiteto Rafael Távora, de 36 anos, adotaram a pequena Ana quando ela ainda era uma recém-nascida. O casal do RJ tinha se disponibilizado a adotar uma criança com deficiência, mas o caso teve uma reviravolta.

A criança voltou a ouvir após um tratamento com uma fonoaudióloga. Ana escutou o barulho do aspirador de pó quando brincava em casa com a mãe e a sogra da dentista, como relatado para a família ao Globo Repórter.

"A porta batia, o cachorro latia e ela nem piscava, realmente não escutava nada. Com três semanas [que estava com o casal], ela escutou pela primeira vez o aspirador de pó. Estava brincando com minha mãe e minha sogra e ela se assustou e chorou. Foi a primeira vez que ela escutou alguma coisa. Barulhos mais baixos ela começou a escutar. Fazia um barulhinho e ela escutava", contou a mãe.

A pequena Ana ouviu pela primeira vez o barulho do aspirador de pó — Foto: Reprodução/TV Globo

A fonoaudióloga afirmou à família que Ana realmente não ouvia nada e que poderia haver um catarro no canal auditivo, mas, pelo exame, ela não apresentava má deformação nem dano permanente. Por isso, a médica explicou que provavelmente ela passaria.

Em entrevista ao g1, Priscila contou que o tratamento começou a ser feito por eliminação, começando pela secreção no ouvido. Ana também precisou tomar antibiótico, fazer lavagem no nariz, nebulização, fisioterapia respiratória e os pais trocaram o leite oferecido à menina – sugestão da médica para evitar a produção de mais muco.

Hoje em dia, com um ano e cinco meses, a pequena Ana escuta perfeitamente.

"Radiante! A questão dela escutar foi muito rápida, em duas ou três semanas ela começou a escutar", afirmou Priscila, que também disse que a família ficou radiante com a novidade.

O processo de adoção e novas descobertas

Após conhecerem Ana, em pouco tempo a nova integrante da família já tinha um novo lar. Priscila disse que esperavam adotar uma criança maior, mas que a notícia de que cuidariam de uma recém-nascida foi muito bem recebida.

"A gente recebeu uma ligação da assistente social na terça. Na segunda ela já estava em casa. Então em 6 dias a gente estava com uma recém-nascida. A gente imaginava que teria uma criança maiorzinha, mas foi melhor ainda", disse.

Uma vez na fila de adoção, Priscila e o marido preencheram um formulário que consta características do perfil: idade, sexo e etnia, além de deficiência, no qual devem filtrar um grau.

"Você passa por uma série de reuniões sobre adoção e entrega de documentação e inclusive atestado de sanidade mental e de saúde física. Esses pré-requisitos são analisados e aí sim você está apto ou não a adotar. Depois de toda a documentação, você entra na fila e existe essa busca de pais para crianças."

Priscila também falou sobre campanhas de incentivo à adoção de crianças e adolescentes mais velhos, com problemas de saúde ou que tiveram experiências mais traumáticas.

"A pessoa que entra na fila de adoção [tem que] estar disposta... Não é um menu de um restaurante: 'não gostei desse, vou passar para o próximo'. É um trabalho bem sério."

"Você também coloca a região que você está apto a buscar a criança. Por exemplo, a gente colocou busca nacional, então uma criança que apareceu no interior da Bahia, quando ligarem pra gente, a gente tem que se ausentar do trabalho, arcar com os custos pra ficar o tempo que for necessário pra trazer essa criança. Então pessoas que não têm essa disponibilidade (nem de tempo, dinheiro ou no trabalho), colocam só na região onde moram", finalizou ela ao explicar sobre o processo de adoção.

Longo, o processo ainda está em andamento, mas a pequena já vive com a família.
Fonte: g1


Postagem Anterior Próxima Postagem