Startup do ES conquista prêmio internacional com programa para autistas

A empresa capixaba afiliada à Associação Capixaba de Tecnologia (Act!on) foi a grande vencedora do Pitch da primeira edição do Web Summit Rio


Era para ser apenas um trabalho de conclusão de curso de Ciência da Computação, mas a plataforma desenvolvida para auxiliar na educação de crianças com autismo foi longe e fez história: ganhou o principal prêmio, o troféu azul, no maior evento de tecnologia e inovação da América Latina, o Web Summit Rio.

A startup capixaba afiliada à Associação Capixaba de Tecnologia (Act!on) foi a grande vencedora do Pitch da primeira edição do evento. O diretor-executivo (CEO) dela é o capixaba Ronaldo Lima Cohin Ribeiro, responsável pelo programa ao lado da cofundadora da empresa, Joice Andrade, na Universidade de Vila Velha.

A inspiração para desenvolver a plataforma veio de casa, já que Ronaldo tem um filho autista.
"Criei a plataforma pelo Lucas. Isso tudo é muito especial porque veio de uma causa pessoal. Já tínhamos ganhado a Copa do Mundo das Startups de 2020, depois um prêmio no Estado e estamos muito felizes com este último", contou à reportagem do Folha Vitória.

Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

A plataforma usa jogos educacionais para estimular o aprendizado de crianças autistas e com déficit de atenção, por exemplo.

A partir das brincadeiras, o sistema gera um relatório com dados sobre o desenvolvimento e as necessidades de cada aluno.

O software da empresa vencedora já é usado por 160 mil crianças e adolescentes com autismo em todo o mundo. Uma solução tecnológica que oferece uma atenção individualizada para cada aluno.

A startup capixaba Jad Autism, criada em 2018, está presente na Europa e vai atender escolas públicas da Inglaterra. O objetivo é expandir o mercado, uma vez que no mundo inteiro 380 milhões de crianças têm deficiências cognitivas. Estima-se que são gastos, anualmente, mais de US$ 16 bilhões em tecnologia para assistir estas pessoas.

“Nosso aprendizado foi dentro do nosso Estado, mas nosso pensamento sempre foi voltado para as maiores empresas do mundo. Sem dúvidas, o prêmio vem validar o nosso ecossistema de inovação. É importante que as empresas capixabas busquem conhecimento e pensem internacionalmente”, destacou Ronaldo Lima.

Ainda segundo ele, as tratativas com o governo do Estado do Esírito Santo estão em andamento para atender os municípios capixabas, além de outros estados estarem interessados na solução tecnológica da Jad Autism.

Filho inspirou ferramenta tecnológica

Músico de rock por longos anos, Ronaldo voltou à faculdade para estudar computação. Nesta época, seu filho, Lucas, foi diagnosticado com autismo, o que o motivou a desenvolver a sua dissertação sobre o autismo.

Ao desenvolver a ferramenta tecnológica, Ronaldo já participou da Copa do Mundo de Startups, em Dubai (Emirados Árabes), e também apresentou o seu pitch na conferência da Web Summit Lisboa, que aconteceu em novembro de 2022.

A edição 2023 selecionou 42 das 974 startups participantes. Na semifinal, oito empresas se enfrentaram até que três fossem escolhidas para a grande final.

Três empresas brasileiras foram para a final, até que o prêmio veio para o Espírito Santo. O Web Summit aconteceu nesta semana no Rio de Janeiro e foi a primeira edição fora da Europa.

Os números traduzem o tamanho do evento: foram 21 mil participantes, 500 investidores e mais de R$ 6 bilhões em investimentos nos próximos 6 anos

Governador parabeniza iniciativa inovadora

O governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), parabenizou, por meio do Twitter, a iniciativa inovadora de Ronaldo, ressaltando que o evento ao qual a startup dele participou é o maior de tecnologia do mundo.

Fonte: Folha Vitória
 
Postagem Anterior Próxima Postagem