Suspensão da CNH: ainda assim, posso fazer uso da versão digital?

Entenda se a CNH digital segue válida depois da suspensão e apreensão do documento físico.


Quando um motorista ultrapassa todos os pontos da sua carteira de habilitação, a legislação irá dizer que o documento pode ser suspenso. No entanto, muitos motoristas notaram que mesmo após a suspensão a versão digital da CNH segue disponível para acesso. Dito isso, é possível dizer que pode usar a carteira de habilitação digital com a CNH suspensa? Entenda!

Devo seguir usando a CNH digital?

Os motoristas precisam entender que não existem dois documentos oficiais que habilitam para a direção, mas apenas um, que é a Carteira Nacional de Habilitação. Isso quer dizer que a versão digital não é outro documento, mas sim apenas uma versão da versão original. Ou seja, tanto a física quanto a digital correspondem ao mesmo documento.

Logo, podemos dizer que quando a suspensão da CNH acontece, isso inclui tanto a versão física quanto a versão digital, embora apenas a física seja retida. Ainda assim, muitos motoristas viram que a versão digital continua disponível para acesso mesmo depois da suspensão. Com isso, tentam burlar o sistema, o que não é possível.

Afinal, a disponibilidade de acesso em seu smartphone de forma alguma garante que aquele documento tem validade. Até porque existem formas de os órgãos responsáveis conseguirem ver se o documento está disponível ou não. Inclusive, tentar usar a CNH digital quando ela está suspensa, pode trazer mais complicações para você com a justiça.

Como as autoridades conseguem verificar a validade do documento?

Muitos motoristas acreditam que é possível tentar enganar policiais numa eventual blitz com a CNH digital quando o documento está suspenso. Afinal, eles pensam que não tem como o oficial conferir que existe um impedimento. Trata-se de um entendimento totalmente errado, afinal, a informação da suspensão fica disponível no documento no sistema do governo.

Ademais, essa informação pode sim ser verificada pelo oficial de segurança. Isso porque o documento em sua versão digital possui um QR Code. No caso, essa ferramenta serve justamente para que as autoridades consigam verificar se o documento é oficial ou não, bem como se o motorista está regular ou não.

Fonte: Agência Texty

Postagem Anterior Próxima Postagem