Mais de 80 túmulos são vandalizados em cemitério; peças de bronze e até flores foram roubadas

Segundo moradores, o cemitério não tem vigilante durante a noite e nem cadeado nos portões. Além disso, o portão é baixo, o que facilita a ação de criminosos no cemitério da Região Serrana do Espírito Santo.

Túmulos são violados em Santa Teresa, na Região Serrana do Espírito Santo — Foto: Reprodução/TV Gazeta

Mais de 80 túmulos foram danificados em Santa Teresa, na Região Serrana do Espírito Santo. Segundo os moradores, criminosos roubaram peças de bronze e de ferro, crucifixos, puxadores, placas com nomes e até vasos de flores de sepulturas do local na madrugada de terça-feira (19). A Polícia Civil investiga o caso.

Ainda de acordo com os moradores, o cemitério não tem vigilante durante a noite e nem cadeado nos portões. Além disso, o portão é baixo, o que facilita a ação de criminosos.

Em nota, a Prefeitura de Santa Teresa lamentou os atos de vandalismo ocorridos no cemitério do bairro Vila Nova.

Cemitério de Santa Teresa, na Região Serrana do ES — Foto: Reprodução/TV Gazeta

“Assim que tomamos conhecimento do incidente, comunicamos imediatamente à autoridade policial. Ainda estamos trabalhando para determinar o número exato de túmulos afetados. Peritos da Polícia Civil já estiveram no local e realizaram os procedimentos necessários”, informou a gestão.

A administração municipal destacou ainda que está colaborando ativamente com as investigações e espera que os responsáveis sejam identificados e respondam criminalmente pelos seus atos.

"Nosso respeito e solidariedade às famílias que tiveram túmulos de seus entes queridos depredados", finalizou a administração municipal.

Procurada pela reportagem, a Polícia Militar informou que realiza policiamento ostensivo em todo o município de Santa Teresa, inclusive no entorno do cemitério. No entanto, ressaltou que a segurança no interior do local não compete à instituição.

Questionada, a Polícia Civil informou que o caso está sob investigação.

Indignação de familiares com entes enterrados no local

O aposentado Francisco Santos disse que teve o túmulo dos pais violados.

"Meu pai e minha estão aqui. Meu pai enterrado há quase 60 anos, minha mãe há uns 15 anos. Passaram um sufoco na vida e, depois de mortos, ainda sofrem esse tipo de vandalismo", comentou Francisco.

Aposentado Francisco Santos disse que teve o túmulo dos pais violados em cemitério da Região Serrana, no ES — Foto: Reprodução/ TV Gazeta

Francisco disse ainda que o cemitério não tem segurança, o que facilita a ação dos criminosos.

"O cemitério fica por si mesmo. Quem quiser vir e roubar, pode vir, porque não tem ninguém que tome conta. A gente acredita que Santa Teresa seja uma cidade pacífica, mas ladrão tem em todo lugar", disse o aposentado Francisco dos Santos.

A aposentada Maria da Penha também disse que os túmulos dos pais dela foram violados.

"Os dois que roubaram foram de mármore que a gente colocou. A gente também colocou um de madeira achando que não iam roubar, mas aí sumiu também", comentou.

Outra moradora que estava visitando um ente querido que está enterrado no local disse que todos estão indignados com a situação.

"Dá a sensação que o pessoal do interior não tem mais paz... Começou pelo cemitério, mas e nossas casas, como vão ficar?".


Fonte: G1

Postagem Anterior Próxima Postagem